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Competências multiculturais em psicólogos clínicos: um estudo de instrumentos de avaliação

Processo: 24/15169-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Carmem Beatriz Neufeld
Beneficiário:Camila Alves de Amorim
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Competências   Cultura   Formação   Psicologia clínica   Treinamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:competências | cultura | Formação | Psicologia Clínica | Psicoterapia baseada em evidências | Treinamento | Competências de psicólogos clínicos

Resumo

Estudos na área de terapias baseadas em evidências vêm crescendo, a fim de desenvolver práticas com maior aporte científico para a população. Variáveis de contexto cultural parecem ser onipresentes na relação terapêutica por parte do paciente e do psicólogo. Treinar competências multiculturais para que psicólogos ofereçam intervenções mais eficazes tem sido uma preocupação nos estudos recentes internacionais. Após revisão na literatura nacional e internacional não foi encontrado instrumento que investigue as competências multiculturais de psicólogos clínicos. O objetivo deste projeto é explorar o campo de competências multiculturais de psicólogos clínicos e propor uma forma de medir tais competências. No Estudo 1, será realizado um survey a fim de avaliar a sensibilidade cultural em profissionais psicólogos clínicos brasileiros. A amostra será não probabilística por conveniência, com previsão de 400 psicólogos brasileiros a participar. A coleta de dados será online, com um questionário sociodemográfico, a versão brasileira da Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21), e dois testes a serem adaptados para o Brasil, o Munroe Multicultural Attitude Scale Questionnaire (MASQUE) e o Discrimination and Prejudice Responses Scale (DAPR). No Estudo 2 será apresentada a construção e evidências de validade de conteúdo de um instrumento para medir competências multiculturais de profissionais psicólogos clínicos brasileiros. Este estudo contará com três grandes fases: a primeira será o estudo do construto competência multicultural; a segunda será a construção do instrumento; e a terceira será sua validação. Espera-se com este estudo desenvolver e testar evidências de validade inicial de um instrumento que avalie competências multiculturais em profissionais da psicologia clínica.

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