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Reconsiderando Princípios Lógicos: Primeiros Princípios e Parâmetros de Racionalidade

Processo: 24/13530-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Lógica
Pesquisador responsável:Edelcio Gonçalves de Souza
Beneficiário:Felipe Gustavo Alves Moreira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lógicas não clássicas   Racionalidade   Tautologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Lógicas não-clássicas | Primeiros Princípios | Princípios lógicos | racionalidade | Tautologia | Filosofia da lógica e da linguagem

Resumo

Duas teses ainda hoje largamente aceitas remetem a Aristóteles; as que princípios lógicos, como o Princípio de Não-Contradição e o do Terceiro Excluído, são: primeiros princípios que não podem ser justificados mas justificam todos os demais; e parâmetros universais de racionalidade cuja rejeição inevitavelmente traz efeitos socialmente negativos. A premissa que princípios lógicos são o que Carnap chama de "tautologias" fundamenta argumentos tradicionais e até hoje populares para essas teses. Nosso projeto, por sua vez, defende uma perspectiva ainda pouco explorada na filosofia da lógica. A perspectiva é que, à luz do fato que foram criadas, ao longo do século XX, lógicas não-clássicas, como as paraconsistentes de da Costa e intuicionista de Heyting, as nomeadas premissa e teses devem ser rejeitadas e duas hipóteses merecem atenção. A primeira hipótese é que princípios lógicos precisam ser justificados por fatores não propriamente lógicos, e.g., metafísicos ou políticos. A segunda hipótese é que a rejeição da pretensa universalidade de um princípio lógico tradicional pode ser "libertadora" num sentido próximo daquele que filósofos da libertação como Dussel dão a esse termo. Logo, o objetivo do nosso projeto é defender essas duas hipóteses.

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