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Os sentidos da masculinidade para estudantes de Ensino Medio

Processo: 24/10308-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Vera Lucia Trevisan de Souza
Beneficiário:Lara Poor Lorenz Sabino
Instituição Sede: Escola de Ciências da Vida (ECV). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescência   Masculinidade   Psicologia cultural-histórica   Psicologia escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | Masculinidade | Psicologia Histórico-Cultural | Psicologia Escolar

Resumo

A presente proposta se vincula ao Grupo de pesquisa Processos de Constituição do Sujeito emPráticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia UniversidadeCatólica de Campinas. Sua temática se relaciona ao projeto-mãe do grupo, intitulado "Apotência da pesquisa-intervenção mediada pela arte na transformação da escola e da educação:práticas colaborativas e coletivas em Psicologia", que se assenta nos pressupostos teóricometodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, com ênfase nos conceitos desenvolvidos porLev S. Vigotski. De natureza qualitativa e do tipo interventivo, o estudo tem como objetivoanalisar os sentidos da masculinidade para estudantes do Ensino Médio de uma escola públicada periferia de Campinas. O estudo desta temática se justifica em decorrência de nossasobservações em pesquisas anteriores do grupo em que emergem conflitos envolvendoestudantes que não se filiam à identidade de gênero hegemônica, resultando, por vezes, emviolência psicológica ou mesmo física. Essa problemática também se mostrou relevante narevisão de literatura que realizamos, indicando a necessidade de aprofundamento em umaanálise que favoreça uma compreensão mais ampliada da questão. Espera-se, como resultados,ampliar a compreensão dos estudantes sobre identidade de gênero e instituir como prática naescola espaços para a discussão e reflexão sobre conflitos envolvendo a diversidade de gêneroe orientação sexual. Em decorrência, pretende-se reduzir as situações de violência praticadasentre os estudantes no contexto escolar.

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