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Propriedade de veículos de Mídia, Poder Político e Desenvolvimento de Longo Prazo: Evidências da Re-Democratização Brasileira

Processo: 24/19294-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 13 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 12 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Métodos Quantitativos em Economia
Pesquisador responsável:Luis Eduardo Negrão Meloni
Beneficiário:Luis Eduardo Negrão Meloni
Pesquisador Anfitrião: Gianmarco Leon-Ciccota
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat Pompeu Fabra (UPF), Espanha  
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Long-Run Development | Media Ownership | Political Dynasties | Political Power | Public Policy Quality | Economia Política, Desenvolvimento Economico

Resumo

Este estudo explora o impacto da propriedade de mídia sobre o poder político e o desenvolvimento econômico de longo prazo durante o processo de redemocratização do Brasil. Focando nas eleições legislativas de 1986 e no aumento de concessões de Rádio e TV entre 1987 e 1988, quando cerca de um quinto dos membros da Assembleia Nacional Constituinte receberam concessões (Motter, 2019), utilizamos um desenho de regressão descontínua (RDD) para avaliar se ser eleito deputado constituinte aumentou a probabilidade de receber concessões de mídia. Analisamos ainda como essas concessões afetaram a manutenção do poder político, a formação de dinastias políticas e os resultados econômicos no nível municipal. Nossos achados (podem) revelam o papel da propriedade de mídia na formação da influência política e sua possível ligação com desigualdades regionais, particularmente por meio de diferenças nos investimentos públicos e na provisão ineficiente de bens públicos.

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