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Como a educomunicação pode potencializar a comunicação pública da ciência?

Processo: 24/19955-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Ismar de Oliveira Soares
Beneficiário:Sofia Helena Lanza
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Escola De Comunicações E Artes, Brasil  
Vinculado ao auxílio:23/08836-2 - Como a educomunicação pode ampliar e qualificar as práticas de educação climática na Educação Básica no Brasil?, AP.PP
Assunto(s):Educomunicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comunicação pública das ciências | Educação climática | educomunicação | Educomunicação

Resumo

O projeto "Como a educomunicação pode ampliar e qualificar a educação climática na Educação Básica no Brasil?" investirá na experimentação da comunicação pública da ciência (CASTELFRANCHI; FAZIO, 2021) a partir dos fundamentos da educomunicação (SOARES, 2011, 2012, 2014), e em atenção ao problema público que se busca enfrentar - o pouco conhecimento de grande parte dos(as) educadores(as) e dos(as) estudantes da Educação Básica no Brasil a respeito da emergência climática e de como se mobilizar para enfrentá-la (JACOBI et al, 2015; MARCHEZINI e LONDE, 2020; GRANDISOLI et al, 2022). Os objetivos são:-Experimentar estratégias de tradução do conhecimento científico resultante do projeto para um público não especializado, em diferentes linguagens e formatos (como cartões e carrosséis para redes sociais, pequenos vídeos, textos curtos e podcasts);-Divulgar essas produções ao longo de todo projeto, nos diversos canais das redes do NCE/ECA/USP e das organizações parceiras (MMA/MC, MEC e SME-SP);-Articular também os canais das organizações e coletivos de educomunicação, educação, comunicação e mobilização que já atuam no Brasil com o enfrentamento da emergência climática, que serão mapeados no primeiro ano do projeto. A bolsista Sofia Helena Lanza, que cursa Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo na ECA/USP, trabalhará seguindo os princípios de linguagem simples (Decreto Municipal 59.067/2019 de São Paulo), acessibilidade digital (Lei Federal nº 13.146/2015) e de recurso educacional aberto - REA (Decreto Municipal 52.681/2011 de São Paulo). E desenvolverá as seguintes atividades previstas no cronograma do Plano de Trabalho previamente aprovado pela Fapesp, vinculado ao processo 2023/08836-2: -Realização do curso online "Educomunicação e comunicação pública da Ciência", da ABPEducom;-Revisão bibliográfica sobre educomunicação e comunicação pública da ciência; -Entrevistas com servidores(as) do MMA, do MEC e da SME-SP para mapear oportunidades, expectativas e desafios do projeto em relação à comunicação de seu processo e resultados;-Entrevistas com pesquisadores(as) associados(as) para mapear oportunidades, expectativas e desafios do projeto em relação à comunicação de seu processo e resultados-Divulgação do projeto para o público não especializado, em diferentes linguagens e formatos; -Produção de relatório com resultados deste Plano de Trabalho, com potencial de se tornar artigo científico.Referências citadas:CASTELFRANCHI, Y.; FAZIO, M. E. Comunicación Pública de la Ciencia. Unesco, 2021.GRANDISOLI et al. Novos Temas em Emergencia Climática para os Ensinos Fundamental e Médio. São Paulo: IEE/USP, 2022. JACOBI et al. Temas Atuais em Mudanças Climáticas para os Ensinos Fundamental e Médio. São Paulo: IEE/USP, 2015.MARCHEZINI, V., LONDE, L.R. Looking to future perceptions about climate change in Brazil: What children's teachers think, learn and teach about?. Nat Hazards 104, 2325-2337, 2020.SOARES, I. O. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & Educação, v. 19, 2014. p. 15-26SOARES, I. O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. Ed. Paulinas, 2011.SOARES, I. O. Meio Ambiente: Gestão Pública e Educomunicação. Comunicação & Educação, v. 17, 2012. p. 133-137

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