Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito terapêutico da dieta rica em leucina sobre a microbiota intestinal de ratas wistar prenhes portadoras de tumor de walker-256.

Processo: 24/20267-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes
Beneficiário:Maria Fernanda Cortez Ottani
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Carcinoma 256 de Walker   Leucina   Microbioma gastrointestinal   Prenhez   Nutrição e câncer
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carcinoma 256 de Walker | Estudo pré-clínico | Leucina | microbiota intestinal | Prenhez | Nutricao e Cancer

Resumo

O câncer e a gravidez, individualmente, causam alterações bastante importantes para o organismo, tanto do aspecto patológico - neoplasia, como do aspecto fisiológico - gestação. Porem em associação, causam alterações fisiopatológicas modificando a homeostase hormonal e metabólica, potencializando efeitos negativos a vida da mãe e do feto. Estudos recentes sugerem que a alteração da microbiota intestinal pode ser influenciada pela evolução e estadiamento do no câncer, assim como durante o estado fisiológico da gravidez, e também pela leucina, aminoácido de cadeia ramificada, que pode ter efeito positivo na modulação da microbiota intestinal. Com base nestes estudos, este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o papel da microbiota intestinal durante a prenhez associada ao câncer e investigar se a suplementação com leucina pode trazer efeito positivo para o animal. Para isso, será realizado estudo pré-clínico com ratas Wistar prenhes, que serão distribuídas em quatro grupos: controle (C), leucina (L), Walker-256 (W) e leucina + Walker-256 (WL); implante tumoral será no subcutâneo da região do flanco direito, após inoculo de 3x106 células viáveis. O grupo leucina receberá dieta composta por 18% de proteína e 3% de leucina, enquanto o grupo controle receberá dieta normoproteica, com 18% de proteína. Durante 20 dias de gestação, será avaliado o peso corporal dos animais e, após o sacrifício, será realizada a coleta dos intestinos delgado e grosso para análise histológica e das fezes para as análises bioquímica e molecular das cepas presentes na microbiota. Os dados serão analisados por two-way ANOVA, seguidos de pós-teste de Tukey, e expressos como média ± desvio padrão. P valor < 0,05 será considerado significativo. Os resultados deste estudo podem contribuir para o entendimento do papel da microbiota na gravidez em associação da dieta rica em leucina, quanto a variação dessa suplementação e possíveis efeitos sobre a microbiota.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)