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Neurociência aplicada ao consumo para avaliação da experiência emocional degustativa e da predição da decisão de compra para café com indicação geográfica brasileira: o papel moderador da consciência ambiental e da busca de informações sobre cafés

Processo: 24/08624-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Janaina de Moura Engracia Giraldi
Beneficiário:Natália Munari Pagan
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Café   Marketing
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:café | Experiência Emocional Degustativa | Indicações geográficas | Neurociência Aplicada ao Consumo | Predição da Decisão de Compra | Marketing

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a experiência emocional degustativa e a predição da decisão de compra para café com indicação geográfica brasileira. Os objetivos secundários são avaliar a influência da 1) consciência ambiental do consumidor e da 2) busca de informações sobre cafés em relação à experiência emocional e à predição da decisão de compra para café com indicação geográfica brasileira. Para isto será utilizada uma abordagem inovadora da neurociência aplicada ao consumo com utilização da ferramenta eletroencefalografia (EEG) para registar as respostas cerebrais dos participantes. Será feito um estudo com grupo experimental e grupo de controle com estudantes da Universidade de São Paulo campus Ribeirão Preto. No grupo experimental, de forma aleatória serão apresentados para degustação dois cafés - um com indicação geográfica (Café do Cerrado Mineiro) e outro sem indicação geográfica (Café 3 Corações). No grupo de controle não será apresentada informação, apenas será degustado o café. Os cafés serão os mesmos em todo o estudo (da marca Utam) e será apenas manipulada a informação relacionada à indicação geográfica. Como método de tratamento e análise de dados serão realizados a Análise dos Componentes Independentes, a Transformada Rápida de Fourier, a Análise Espectral de Potência, a Análise da Assimetria Frontal e o Teste U. Este estudo beneficiará a literatura, os gestores e a sociedade ao investigar a influência da indicação geográfica na experiência emocional degustativa e na predição da decisão de compra.

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