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O impacto das relações dialógicas para o combate à lgbtfobia no ensino superior.

Processo: 24/13763-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Roseli Rodrigues de Mello
Beneficiário:Enayton Lucas Perassoli Silveira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Superior | Lgbt+ | LGBTfobia | prevenção de violência | Gênero, Sexualidade e Educação

Resumo

A violência contra LGBT+ é um problema mundial, e estando as universidades inseridas na sociedade, essa forma de violência também se manifesta em seu interior. Estudos recentes indicam a eficácia de ações desenvolvidas que visam a prevenir a LGBTfobia nas universidades, destacando o papel das gestões universitárias, a aplicação de formações acerca da diversidade sexual e de gênero, e as amizades e redes de apoio como fatores de prevenção e superação de tal violência. Partindo de uma investigação já realizada em uma universidade brasileira, localizada no interior paulista, este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender como esta última ação - amizades e redes de apoio -, ainda pouco explorada pela literatura, pode atuar como fator de prevenção de violência contra pessoas LGBT+ nas universidades, e quais ações essas instituições de ensino podem promover para a prevenção. Os dados serão coletados por meio de um questionário online, relatos comunicativos de vida cotidiana e grupos de discussão comunicativos. A partir do diálogo com as pessoas participantes, serão analisadas as dimensões excludentes e transformadoras que auxiliam ou não na prevenção e superação de tal fenômeno. Espera-se comprovar se as ações centradas no papel preventivo de amizades e redes de apoio constituídas de pessoas LGBT+ e pessoas cisheterossexuais, apontadas como eficazes pela bibliografia internacional, podem exercer impactos transformadores em relação à violência baseada na diversidade sexual e de gênero também no caso brasileiro, além de indicar sugestões de práticas que previnam e superam a LGBTfobia no ensino superior.

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