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Redes de Colaboração na Gestão Escolar

Processo: 24/21207-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 30 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 29 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Pesquisador responsável:Lara Elena Ramos Simielli
Beneficiário:Lara Elena Ramos Simielli
Pesquisador Anfitrião: David Godfrey
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University College London (UCL), Inglaterra  
Vinculado ao auxílio:21/11959-3 - CIDADES: Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas, AP.CCD
Assunto(s):Administração escolar   Governança   Política educacional   Redes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gestão Escolar | Governança | Liderança Escolar | política educacional | redes | Política Educacional

Resumo

Este projeto aborda o papel das redes e da colaboração como elementos centrais para o desenvolvimento profissional da gestão escolar. A pesquisa destaca a importância das redes colaborativas, formais e informais, envolvendo escolas, universidades, Secretarias de Educação, dentre outros. Em países como o Brasil, onde o apoio formal é limitado e a maioria dos diretores assume o cargo por indicação política, redes de apoio são essenciais para o sucesso na gestão. Este projeto busca endereçar lacunas tanto na literatura internacional quanto nacional. Internacionalmente, o debate precisa de aportes no tocante a avaliar quais estratégias de gestão são priorizadas pelos atores pertencentes a uma rede e qual a importância de cada ator para os resultados. O estudo do Brasil é relevante porque contribui para a discussão em contextos vulneráveis, respondendo a uma lacuna no debate que ainda está centrado em países anglo-saxões. O projeto contribui também para a literatura nacional, que ainda é incipiente. Neste contexto, o projeto busca responder à seguinte questão: ao participar de redes de colaboração, quais práticas de gestão passam a ser priorizadas e quais atores são mais importantes para a melhoria do desempenho escolar e para a redução das desigualdades? Este projeto insere-se no FGV Cidades, um novo centro de pesquisas que busca consolidar sua atuação em educação. Para tanto, solicita-se uma Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) com duração de três meses, sediada na University College London, visando iniciar uma colaboração com o UCL Centre for Educational Leadership, atualmente o maior e mais consolidado centro sobre liderança escolar do Reino Unido.

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