Teoria de valorização de anéis de grupos e homologia de grupos solúveis
Aspectos probabilísticos e algébricos de sistemas dinâmicos suaves
Grupos de tranças do espaço projetivo e espaços de Configuração de orbitas
Processo: | 24/18154-9 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de março de 2025 |
Data de Término da vigência: | 28 de fevereiro de 2027 |
Área de conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Geometria e Topologia |
Pesquisador responsável: | Daciberg Lima Gonçalves |
Beneficiário: | Gabriel Cassimiro Pereira |
Instituição Sede: | Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 22/16455-6 - Topologia algébrica, geométrica e diferencial, AP.TEM |
Assunto(s): | Grupo fundamental Grupos de Lie Grupos nilpotentes |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Classes de Nielsen | classes de Reidemeister | Grupo fundamental | Grupos de Lie | Grupos nilpotentes | Nilvariedades | Topologia Algébrica e Teoria de Grupos |
Resumo Este projeto é sobre a interação entre topologia e teoria de grupos. O projeto começacom conceitos importantes de topologia, incluindo homotopia, espaços de recobrimento,e variedades e seus homeomorfismos. Então passaremos a estudar problemas relaciona-dos a pontos fixos de homeomorfismos de um tipo particular de variedades, as chamadasnilvariedades. O objetivo é entender quando os homeomorfismos de tais variedades têmpontos fixos essenciais e, no caso positivo, calcular quantos há. A ferramenta clássicaa ser utilizada é o grupo fundamental: o homeomorfismo da variedade nos dará umautomorfismo do grupo fundamental que pode ser utilizado para investigar proprie-dades do homeomorfismo original. O maior objetivo desse projeto seria entender ospontos fixos de duas famílias de espaços homogêneos específicos - a saber, matrizesunitriangulares reais de ordem 3 e 4, módulos seus reticulados inteiros, que fazem parte das Nilvariedades - de forma aaplicar o conhecimento teórico adquirido a casos concretos. | |
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