Busca avançada
Ano de início
Entree

Desvendando a relação entre as proteínas de choque térmico (HSPs) e a HSP90 em Aedes aegypti. Investigação abrangente das chaperonas HSF, HOP e TRAP1a.

Processo: 23/16667-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2027
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Inacio Ramos
Beneficiário:Albert Leder St John
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Aedes   Biofísica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aedes | Biofísica Molecular | Molecular chaperone | Protein folding | química bio-orgânica

Resumo

A regulação da proteostase celular, mantida pelo sistema de controle de qualidade proteico (PQC), é um processo intricado que envolve a ação das chaperonas moleculares, também conhecidas como HSPs (heat shock proteins), e o sistema ubiquitina-proteossomo. Esses fatores coordenam a síntese, enovelamento, conservação da conformação e degradação de proteínas polipeptídicas. O desequilíbrio desses fatores pode resultar no acúmulo de proteínas não funcionais, com graves consequências para as células, incluindo morte celular. Dentre as HSPs, a HSP90 é uma das mais importantes envolvidas no PQC, demonstrando interações com mais de 10% do proteoma celular em leveduras. Este projeto tem como objetivo complementar um estudo em andamento, cujo principal objetivo é estabelecer um possível interactoma da família HSP90 em Aedes aegypti, pois este é um passo crucial para compreender o processo de resposta ao estresse e identificar possíveis alvos de intervenção. No contexto do estudo em andamento, foram clonadas e estudadas as HSP90 e HSP70 citossólicas desse inseto. Este projeto específico tem como objetivos estudar as chaperonas HSF, HOP e TRPA1a, todas relacionadas à HSP90. As proteínas recombinantes serão expressas, purificadas e caracterizadas conformacionalmente utilizando métodos como dicroísmo circular, cromatografia de gel de filtração analítica, SEC-MALS, DLS e fluorescência intrínseca. Além disso, a caracterização funcional será realizada investigando a expressão dessas proteínas em células de larvas de mosquitos, bem como seu papel como chaperonas. Por fim, serão investigadas as interações dessas proteínas entre si e com outras HSPs. Esperamos que a caracterização dessas proteínas contribua para uma melhor compreensão do Aedes aegypti, vetor de diversas doenças, e possibilite o desenvolvimento de estratégias de combate a ele.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)