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Apoio a elaboração do quadro de meios de subsistência

Processo: 24/16310-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Sandra Irene Momm Schult
Beneficiário:Letícia Santos Ferreira
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/07554-8 - Impacto da COVID-19 no modo de vida, mobilidade e acessibilidade dos grupos marginalizados (ICOLMA), AP.R
Assunto(s):Acessibilidade   Estudo comparativo   Inclusão   Marginalidade social   Mobilidade urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acessibilidade | estudo comparativo | Inclusão | Marginalidade social | mobilidade urbana | Modos de Vida | Planejameto Territorial

Resumo

As conclusões das biografias de mobilidade serão estruturadas e interpretadas no quadro dos meios de subsistência. O quadro considera os meios de subsistência como uma abordagem holística que "coloca as famílias e os seus membros no centro da análise" (de Haan et al 2002) e pretendem compreender estratégias de sobrevivência dos pobres, examinando o acesso a bens tangíveis e intangíveis, tais como capacidades humanas, recursos sociais capital e redes, ativos físicos e pertences, capital e recursos financeiros e, menos relevante para os moradores urbanos, ativos de capital natural. Esta proposta de pesquisa pretende avaliar a impactos da COVID19 na subsistência de pessoas com acesso restrito aos serviços, o que causou a sua ativos de capital humano, social, físico, financeiro e natural em risco ou mesmo em diminuição. Também será possível analisar as estratégias de enfrentamento disso. O conceito de meios de subsistência serve para focar a resultados e impactos além dos aspectos económicos tangíveis e também impactos sociais e de longo prazo (por exemplo, escolas fechadas).

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