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Análise da aplicação dos instrumentos de avaliação de narrativas em língua de sinais (NarVaL - Libras) e desdobramentos

Processo: 24/18710-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Beneficiário:Gabriel Bignelli Ferreira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/08589-5 - Avaliação de narrativas em Libras (língua brasileira de sinais) para alunos surdos do Ensino Fundamental: formação, aplicação e implicações pedagógicas, AP.R
Assunto(s):Análise quantitativa   Avaliação   Linguagem de sinais   Narrativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Quantitativa | avaliação | língua de sinais | Narrativa | Educação Bilíngue de Surdos

Resumo

As referências ao desempenho narrativo de crianças surdas em Libras são bastante escassas, e quando encontradas o descrevem em meio a outras atividades de comunicação, sem que um estudo específico dirigido à narratividade esteja presente. Decorre daí a importância de realizar estudos que avaliem especificamente a produção de discursos narrativos em Libras e a compreensão de discursos narrativos em Libras, como forma de melhor conhecer aspectos do desenvolvimento de linguagem e língua desses alunos. No contexto da pesquisa maior, foram criados instrumentos de avaliação com formato acessível, desenhados e pensados da perspectiva da Libras em seu funcionamento discursivo. Tais instrumentos estão sendo aplicados em estudantes surdos do Ensino Fundamental que estudam em diferentes escolas do Estado de São Paulo, num total de 150 estudantes, no âmbito do projeto "Avaliação de narrativas em Libras (língua brasileira de sinais) para alunos surdos do Ensino Fundamental: formação, aplicação e implicações pedagógicas". A bolsa de treinamento técnica requerida se dirige a formação no campo de estudos da estatística da educação, cujo objetivo é analisar dados quantitativos obtidos por meio da aplicação dos instrumentos (NarVaL - Libras). Pretende-se sistematizar os dados advindos dos instrumentos, organizar as informações relevantes e analisá-las de modo a melhor compreender os resultados, e gerar informações que possam aperfeiçoar os instrumentos de avaliação. Para tal pretende-se comparar resultados dos estudantes em relação aos instrumentos de compreensão e expressão, traçar curvas de desenvolvimento em relação a idade, seriação e tempo de exposição à Libras, comparar resultados entre escolas (que possuem abordagens de Educação Bilíngue diferentes) e entre as 3 coletas de dados realizadas ao longo do estudo. Nessa perspectiva, espera-se contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos, já que os resultados analisados têm a potencialidade de possibilitar ao professor refletir sobre os níveis de compreensão/expressão em relação à língua de sinais e, a partir deles, pensar em estratégias e práticas pedagógicas que atendam às dificuldades de seus alunos.

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