Busca avançada
Ano de início
Entree

Cenários tendenciais e induzidos dos efeitos do espraiamento urbano sobre as condicionantes ambientais e de caminhabilidade nas cidades paulistas.

Processo: 24/23425-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Roberta Consentino Kronka Mülfarth
Beneficiário:Paula Lelis Rabelo Albala
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/01097-2 - Acomodação sustentável do crescimento urbano das cidades paulistas, AP.CCD
Assunto(s):Políticas públicas   Sustentabilidade urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:caminhabilidade | Condicionantes ambientais | espraiamento | Politicas Públicas | Sustentabilidade urbana | Planejamento Ambiental e caminhabilidade

Resumo

O espraiamento das cidades materializa-se em um enfoque territorial extensivo que avança para áreas sem ou com baixa infraestrutura instalada, áreas verdes ou protegidas, e áreas impróprias ou sujeitas a riscos ambientais. Desse modo, caracteriza-se por gerar ineficientes vazios urbanos, criar baixa conectividade da rede de infraestrutura básica e se apropriar de áreas com função socioambiental para o munícipio. Além disso, o espraiamento reforça a organização de cidades pautado no modelo de urbanização focado na mobilidade, quase que exclusivamente baseado no transporte motorizado em detrimento à mobilidade ativa. Como resultado, além de penalizar a população que mora em áreas mais periféricas e que depende do transporte público para se locomover, também contribui para a perda de vitalidade urbana. Nesse contexto, esta pesquisa pretende comparar os cenários tendenciais e induzidos, com foco nas questões ambientais e de caminhabilidade, nas cidades selecionadas. A pesquisa aplicada será desenvolvida por meio de abordagem exploratória e qualitativa, dentro da área do planejamento urbano, por meio de quatro estratégias principais: pesquisa bibliográfica e documental, análise geoespacial, focus group e estudo de caso. Espera-se, com isso, realizar a proposição de orientações técnicas e diretrizes para mitigação do espraiamento urbano sobre as temáticas ambientais e de caminhabilidade em projetos, planos e políticas públicas. Os resultados serão disseminados por meio de repositórios institucionais e publicações indexadas, cartilhas e manuais de orientações, com vistas à implementação de políticas públicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)