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Simulações de alta fidelidade dos efeitos de instalação do ruído gerado por hélices.

Processo: 24/22374-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:André Valdetaro Gomes Cavalieri
Beneficiário:Roy Elias Alva Navarro
Supervisor: Ardeshir Hanifi
Instituição Sede: Divisão de Engenharia Aeronáutica (IEA). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: KTH Royal Institute of Technology, Suécia  
Vinculado à bolsa:23/12528-1 - Modelagem e simulação dos efeitos da instalação no ruído gerado por hélices., BP.DR
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeroacoustica | Dinâmica de Fluidos Computacional | Efeitos de instalação em hélices | Metodo da linha atuadora | Modelos de simplificados | Ruido de hélices | Aeroacoustica

Resumo

O presente documento descreve o projeto de pesquisa para uma "Bolsa Estágio Pesquisa no Exterior" (BEPE) no Royal Institute of Technology (KTH, Suécia). Este projeto é submetido pelo orientador nacional André V. G. Cavalieri e pelo orientador estrangeiro Ardeshir Hanifi. Esta atividade de pesquisa faz parte do trabalho de doutorado com a bolsa 2023/12528-1.Neste documento, focamos em realizar novas simulações de alta fidelidade de dinâmica de fluidos computacional (CFD) para entender a geração de som por hélices. Essas simulações servirão como base para comparar simulações CFD de baixo custo geradas por novos modelos desenvolvidos na pesquisa de doutorado. Essa comparação é crucial para validar a eficácia e precisão dos novos modelos. As simulações de alta fidelidade serão realizadas no instituto estrangeiro (KTH), pois este instituto possui as instalações e o suporte acadêmico necessários para desenvolver os cálculos sofisticados requeridos.Estas atividades irão aprimorar a compreensão e o processo de geração de técnicas de dados necessários para o desenvolvimento de novas hélices de aeronaves silenciosas. Consequentemente, isso também contribuirá para o design de geometrias que minimizem a poluição sonora em futuras gerações de hélices.

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