Busca avançada
Ano de início
Entree

A relação entre o Bullying e a Gagueira em escolares: revisão de escopo

Processo: 25/00123-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Gislaine Aparecida Folha
Beneficiário:Gabrielly Lemos Barbosa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Bullying   Gagueira   Transtorno da fluência com início na infância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bullying | gagueira | Transtorno da Fluência com Início na Infância | Fonoaudilogia

Resumo

Introdução: o bullying é um problema global, especialmente entre escolares, e apresenta uma alta incidência em crianças que gaguejam. A gagueira, transtorno de fluência da fala com início na infância, frequentemente intensifica a exposição dessas crianças ao bullying, impactando sua autoestima, desempenho acadêmico esaúde emocional. Apesar da relevância do tema, há uma lacuna na literatura quanto a revisões que relacionem bullying e gagueira, destacando a importância do presente estudo. Objetivos: mapear e sintetizar evidências científicas sobre a relação entre bullying e gagueira em escolares. Serão investigados: (1) o impacto dacoocorrência de ambos; (2) estratégias de identificação do bullying em crianças que gaguejam; e (3) abordagens para enfrentamento do bullying nessa população.Estratégia de pesquisa: será conduzida uma Scoping Review seguindo ametodologia do Instituto Joanna Briggs (JBI). As bases de dados PubMed, Scielo, CAPES e Web of Science serão consultadas com descritores específicos. Critérios de seleção: incluirão artigos em inglês, português ou espanhol com texto completo,sem limite temporal. Serão excluídos artigos de opinião, cartas ao editor e estudos que não responderam ao objetivo do trabalho. Análise dos dados: os dados extraídos incluirão autor, título, objetivos, metodologia, resultados e conclusões, culminando em um fluxograma PRISMA-ScR para organização dos achados.Resultados esperados: fornecer uma visão abrangente sobre a temática, preenchendo lacunas na literatura e subsidiando estratégias que auxiliem crianças que gaguejam no enfrentamento do bullying, promovendo maior inclusão e qualidade de vida.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)