Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e estudos fotofísicos de complexos tris-heterolépticos assimétricos de IrIII e heterobimetálicos Ir(III)-Eu(III) para aplicação em OLEDs.

Processo: 24/18088-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Sergio Antonio Marques de Lima
Beneficiário:Gustavo Manoel Martines
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Complexos   Európio   Irídio   Luminescência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Complexos | europio | irídio | luminescência | Luminescência

Resumo

Os dispositivos OLEDs se configuram como uma versátil tecnologia de iluminação e telas. Os complexos de Ir(III) e Eu(III) são destacados por suas propriedades luminescentes promissoras, tornando-se candidatos ideais para componentes ativos em OLEDs de alta performance. Suas propriedades fotofísicas e eletroquímicas, como estabilidade química, altos rendimentos quânticos de fotoluminescência e controle da estrutura dos ligantes, são altamente atrativas e impulsionam sua demanda. A escolha criteriosa dos ligantes permite modular as propriedades fotofísicas dos complexos, ampliando suas aplicações. A emissão fosforescente dos complexos de irídio possibilita eficiências quânticas de até 100%. A alta eficiência quântica dos complexos de irídio é atribuída à rápida interconversão entre estados singleto e tripleto, devido à alta constante de acoplamento spin-órbita. A transferência de energia desempenha papel crucial nos OLEDs, enquanto a exploração de complexos de európio promete aprimorar a pureza de cor desses dispositivos os complexos de irídio podem garantir uma alta sensibilização via eletroluminescência. Além disso, a sensibilização de íons de lantanídeos por complexos de irídio abre caminho para novas aplicações em dispositivos luminescentes. Portanto, este projeto de mestrado visa a síntese e caracterização de novos complexos heterolépticos de irídio e complexos heterobimetálicos IrIII-EuIII almejando aplicação em OLEDs. Para tanto, complexos heterolépticos assimétricos de irídio serão sintetizados com três ligantes diferentes, sendo um desafio grande e promissor. Esses complexos serão utilizados para sensibilizar o íon európio formando complexos heterobimetálicos com propriedades luminescentes interessantes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)