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O Discurso Filosófico sobre a Liberdade e a Escravidão em Domingo de Soto (1494-1560).

Processo: 24/23521-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron
Beneficiário:Vitor de Lima Gallina
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escravidão   Filosofia do direito   Liberdade   História moderna
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Domingo de Soto | Escravidão | filosofia do direito | Liberdade | Teologia Politica | História Moderna

Resumo

No alvorecer da Época Moderna, uma série de processos históricos confluentes provocaram um reposicionamento intelectual por parte de diversas tradições do pensamento medieval. Entre elas, a segunda escolástica espanhola buscou intervir em diversas das questões suscitadas pelas novidades históricas ligadas, sobretudo, à construção das sociedades coloniais. No interior desse desenvolvimento, Domingo de Soto (1494-1560) apresentou uma argumentação particular acerca da escravidão no interior de sua filosofia jurídica, justificando a instituição tanto por "lei", quanto pela "vontade" dos indivíduos. Se o pensamento teológico-político de Soto tem como fundamento uma teoria do direito natural e uma doutrina sobre o domínio, ele constitui igualmente um esforço de sistematização filosófica da tradição escolástica. Nossa hipótese fundamental é que, se há um sistema filosófico expresso na obra do teólogo, a escravidão cumpre um papel essencial no interior desse sistema. Nesse sentido, a pesquisa investigará o nexo explicativo entre o pensamento de Soto sobre a noção de liberdade humana à luz dos processos sociais ligados à ascensão da escravidão moderna. Esperamos que tais questões possam ser esclarecidas estabelecendo a relação de decifração recíproca entre o campo da História das Ideias e da História social.

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