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Método de avaliação da influência da seguridade percebida pelos pedestres na segurança viária

Processo: 24/10673-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2028
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Ana Paula Camargo Larocca
Beneficiário:Lara Reis Rodrigues
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Sistema de informação geográfica (SIG)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:decisão de travessia de pedestres | Eye-Tracking | Politicas Públicas | risco de atropelamento de pedestres | Seguridade percebida | Sig | Planejamento E Operação De Sistemas De Transporte - Engenharia De Transportes

Resumo

Caminhar é o modo mais básico e fundamental de transporte, e com maior interatividade entre o indivíduo e o ambiente construído. Todavia, existem dois fatores que interferem na escolha deste modo de transporte: a seguridade percebida, relacionada à proteção contra crimes, e a segurança viária, associada à proteção contra riscos ou ferimentos no trânsito. Pesquisas têm demonstrado que as características do ambiente construído impactam na seguridade, a qual pode influenciar no comportamento dos pedestres e dos demais usuários da via e afetar a segurança dos mesmos no trânsito, principalmente nos países em desenvolvimento. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo precípuo propor um método que permita avaliar o papel da seguridade percebida pelos pedestres e sua contribuição à segurança viária destes usuários, com estudo de caso em área urbana do município de São Carlos (SP). Os materiais e métodos são apresentados através de quatro etapas gerais: (i) revisão bibliográfica; (ii) estudo de caso em área urbana, com aplicação de eye-tracking e de Modelo Linear Misto (LMM) e uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG); (iii) sistematização e hierarquização de fatores e políticas públicas, utilizando Analytic Hierarchy Process (AHP); e (iv) estimativa dos efeitos causais, com abordagem integrada de inferência causal e regressão logística ponderada. Espera-se identificar fatores subjacentes do risco de atropelamento de pedestres e como tais fatores impactam no comportamento destes usuários antes e durante a travessia de vias urbanas, proporcionando novas perspectivas ao planejamento de transportes. A relevância científica da pesquisa se justifica pela investigação inédita da seguridade percebida através das características do ambiente construído e da segurança viária como fatores associados.

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