Busca avançada
Ano de início
Entree

Geração de células musculares in vitro a partir de células-tronco pluripotentes induzidas na espécie bovina

Processo: 24/19758-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2028
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Fabiana Fernandes Bressan
Beneficiário:Tiago William Buranello
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Células-tronco pluripotentes induzidas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bIPSC | Carne cultivada | Carne in vitro | Céluas satélites | Célula tronco pluripotente induzida | iPSC | Reprogramação Celular Voltada a Biotecnologia Animal

Resumo

A pecuária desempenha um papel fundamental no Brasil, tornando o país um dos principais produtores e exportadores de carne do mundo, contribuindo de forma significante para a economia e a criação de emprego de forma direta e indireta. No entanto, o setor enfrenta desafios ambientais e sociais como diminuir os impactos ambientais e o bem-estar animal. Sendo assim, muitas empresas estão surgindo no mercado buscando novas formas de produzir carne de forma ética e sustentável, uma das alternativas é a produção de carne in vitro através do cultivo de células em laboratório. Essa nova abordagem traz inúmeras vantagens em relação à carne tradicional, como menor tempo de produção, menor espaço físico e eliminação de doenças relacionadas a patógenos, além de atender as necessidades nutricionais e diminuir o abate animal. O estudo tem como objetivo diferenciar células-tronco de pluripotência induzidas bovinas (biPSCs) em células musculares esqueléticas e células adipogênicas, e posteriormente o co-cultivo de ambas. Para tal é desejável cultivar e expandir as biPSCs sem a utilização de monocamadas de fibroblasto embrionário murino mitoticamente inativadas (MEFs). Para tal foram testadas laminina e Matrigel como matrizes substitutas das MEFs. Com a matriz Matrigel foi possível manter as biPSCs por 10 passagens, mantendo as características e propriedade de pluripotência das células. Neste estudo propomos utilizar as (biPSCs) de forma inédita para produzir carne in vitro. resultados parciais mostram a diferenciação das biPSCs em células da mesoderme e endoderme mediante expressão de PECAM-1 e TUBB3 (marcadores de mesoderme e endoderme, respectivamente). Para as próximas etapas, ajustes no protocolo serão realizados a fim de obter apenas células da mesoderme para o co-cultivo com células diferenciadas em adipócitos. Devido à capacidade de multiplicação e renovação celular das biPSCs, espera-se tornar possível a produção de carne in vitro sem necessidade de coletas constantes de células animais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NUNES, OCTAVIO BIGNARDI DA SILVA; BURANELLO, TIAGO WILLIAN; FARIAS, FABIANA DE ANDRADE; ROSERO, JENYFFER; RECCHIA, KAIANA; BRESSAN, FABIANA FERNANDES. Can cell-cultured meat from stem cells pave the way for sustainable alternative protein?. CURRENT RESEARCH IN FOOD SCIENCE, v. 10, p. 12-pg., . (24/19758-5, 23/16931-5, 23/00480-4)