Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigando a tribo Rhinotragini (Coleoptera, Cerambycidae, Cerambycinae) através da revisão taxonômica de "Chariergodes" Zajciw, 1963 e análise genômica comparativa de gêneros próximos.

Processo: 25/00613-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética
Pesquisador responsável:Sónia Cristina da Silva Andrade
Beneficiário:Mayre Ellen Rodrigues de Sousa
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/06738-8 - Genética de paisagens e genômica comparativa: uma abordagem integrada no estudo evolutivo de invertebrados marinhos, AP.BTA.JP2
Assunto(s):Cerambycidae   Genômica comparativa   Polimorfismo de um único nucleotídeo   Taxonomia   Variação genética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cerambycidae | Gbs | genômica comparativa | Rhinotragini | SNPs | taxonomia | variação genética | Genômica populacional.

Resumo

Rhinotragini Thomson, 1861 é uma tribo mimética de vespas exclusivamente americana, que conta com uma classificação incosistente de seus gêneros, como é o caso de "Chariergodes" Zajciw, 1963 que, assim como os demais, teve uma classificação baseada inteiramente na taxonomia tradicional, por meio da análise e comparação de caracteres morfológicos. Tendo isso em vista, a tribo Rhinotragini (Cerambycidae) será investigada através da realização da revisão taxonômica do gênero "Chariergodes" e por meio da análise genômica comparativa de espécimes de "Ecliptoides eunomia". A revisão taxonômica será efetuada empregando-se uma análise cladística com 26 espécies, pertencentes a 20 gêneros. Na análise genômica, por sua vez, será empregada a técnica GBS (Genotyping-by-Sequencing) em indivíduos de "E. eunomia", oriundas de duas fitofisionomias distintas do município de Bauru, interior do estado de São Paulo, visando analisar a existência de variação genética nas populações amostradas, bem como mensurar a diferenciação genética e inferir cenários demográficos e migratórios. Desta forma, combinando o uso da GBS, que vem se mostrando como uma excelente ferramenta em estudos genômicos populacionais e a revisão taxonômica do problemático gênero "Chariergodes", os resultados do presente projeto contribuirão para a compreensão de aspectos evolutivos e da classificação da tribo Rhinotragini.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)