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Automatização da Coleta de Dados no Ensino de Física e o Desenvolvimento do Pensamento Computacional: uma análise de representações e práticas em instituições formadoras de professores em Portugal e no Brasil

Processo: 24/21784-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 02 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 01 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Marcelo Zanotello
Beneficiário:Adriana de Andrade
Supervisor: Carlos Davide da Rocha Azevedo
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Aveiro (UA), Portugal  
Vinculado à bolsa:22/04202-6 - As representações sociais de futuros professores de física em relação à automatização da coleta de dados e ao pensamento computacional: uma análise comparativa entre discursos discentes e projetos pedagógicos, BP.DR
Assunto(s):Representações sociais   Tecnologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:automatização da coleta de dados | Formação de Professores de Física | pensamento computacional | representações sociais | tecnologias educacionais | Formação de Professores de Física

Resumo

Este estudo visa investigar a automatização da coleta de dados e o desenvolvimento do Pensamento Computacional no ensino de Física, através de uma análise comparativa entre as práticas educativas de instituições brasileiras e portuguesas. A escolha das universidades portuguesas, com destaque para o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, justifica-se pelo significativo investimento de Portugal na integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos sistemas educacionais, criando um ambiente onde a automatização da coleta de dados é mais consolidada. No Brasil, a implementação dessas tecnologias ainda enfrenta desafios, especialmente em Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). A pesquisa adota uma metodologia de análise mista, utilizando questionários, entrevistas semiestruturadas e o software IRAMUTEQ para análise prototípica e construção de grafos de similitude. A teoria das representações sociais de Moscovici e a teoria do núcleo central de Abric são os pilares teóricos do estudo, proporcionando uma compreensão aprofundada das percepções dos licenciandos sobre a automatização da coleta de dados. Espera-se que a troca de experiências entre Brasil e Portugal ofereça subsídios valiosos para a implementação eficaz de práticas de automatização nos currículos de licenciatura em Física no Brasil, promovendo o desenvolvimento de competências digitais e computacionais entre futuros professores de Física.

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