Auxílio à pesquisa 21/11938-6 - Educação escolar básica, Ensino fundamental - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Representações sociais e práticas docentes

Processo: 21/11938-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Brasil
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2022
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Adelina de Oliveira Novaes
Beneficiário:Adelina de Oliveira Novaes
Pesquisador visitante: Pedro Humberto Faria Campos
Instituição do Pesquisador Visitante: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Faculdade de Educação (EDU), Brasil
Instituição Sede: Fundação Carlos Chagas (FCC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar básica  Ensino fundamental  Representações sociais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Básica | Ensino Fundamental | etnografia multissituada | Práticas docentes | representações sociais | Psicologia da Educação

Resumo

Espera-se que os desenvolvimentos teóricos realizados pelo Pesquisador Visitante Pedro Humberto Faria Campos, o amplo cabedal de estratégias metodológicas empregadas em seus estudos de representações sociais (métodos estruturais, grupos focais, métodos projetivos, estudos do tipo etnográfico), bem como a sua atuação no ensino de métodos (ministrando disciplinas explicitamente metodológica em todos níveis universitários, da graduação, até o doutorado) quantitativos e qualitativos; e o variado trabalho de difusão de métodos, seja pela via de capítulos e artigos ou de cursos de estudo, venham aportar contribuições inovadoras nas diferentes atividades a serem realizadas no período de sua visita ao Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC) e às instituições parceiras (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade Cidade de São Paulo). As atividades previstas foram planejadas em torno de quatro eixos, a saber: (a) pesquisa, (b) orientação, (c) ensino e (d) difusão. Tais atividades convergem ao contribuírem para o projeto "Olhares psicossociais para prática docente"; com apoio à construção de estratégias para uma visão etnográfica, multissituada e integrativa dos resultados, tanto no sentido de apoio técnico, quanto formativo dos 44 grupos de pesquisa congregados pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)