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Educação Especial e Inclusiva: a Tecnologia Assistiva no Atendimento de Alunos com TEA e outras condições

Processo: 25/01279-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Verônica Lima dos Reis
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/01132-2 - Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (CMDTA), AP.CCD
Assunto(s):Transtorno autístico   Deficiências   Educação especial   Educação inclusiva   Práticas pedagógicas   Tecnologia assistiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autismo | Deficiências | Educação Especial | educação inclusiva | Praticas pedagogicas | tecnologia assistiva | Educação Especial Inclusiva

Resumo

Educação de qualidade é garantida pela Constituição Federal do Brasil, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Lei Brasileira de Inclusão.Este estudo tem como objetivo desenvolver formação continuada em formato híbrido para professores da rede básica de escolas públicas do estado de SP sobre a Tecnologia Assistiva para acessibilidade de estudantes com TEA e outras condições. Os objetivos específicos envolvem: a) mapear o contexto nacional e internacional quanto ao panorama dos materiais pedagógicos digitais para a inclusão de estudantes com TEA; b) verificar quais materiais pedagógicos digitais apresentam acessibilidade para o público com TEA com ou sem dupla condição; c) desenvolver acessibilidade em materiais pedagógicos digitais para estudantes com TEA com ou sem dupla condição; d) testar materiais pedagógicos digitais para estudantes com TEA com ou sem dupla condição; e) desenvolver formação continuada para docentes de escolas públicas do estado de São Paulo. Método: Trata-se de pesquisa ação, com tratamento de dados quali e quantitativo; os procedimentos serão divididos em etapas: 1) revisão da literatura nacional e internacional; 2) desenvolvimento de acessibilidade em materiais pedagógicos; 3) formação continuada. Na primeira etapa serão revisadas bases de dados nacionais e internacionais, elencando materiais pedagógicos que apresentam evidências científicas quanto à aprendizagem da pessoa com deficiência. Na segunda etapa, os materiais elencados serão submetidos à avaliação de acessibilidade para o público com TEA e usabilidade em outros públicos, baseado no Desenho Universal da Aprendizagem. Na terceira etapa a testagem dos materiais com acessibilidade ocorrerá simultaneamente à formação continuada de educadores, de modo que os próprios docentes avaliam sua efetividade ao mesmo tempo que são capacitados para o uso de TA; a formação de educadores será em formato híbrido e almeja-se contar com a estrutura dos câmpus da Unesp para encontros presenciais. Assim, almeja-se como participantes professores de escolas públicas de 24 cidades do estado de São Paulo (as que possuem câmpus da Unesp). Serão utilizados instrumentos para coleta de dados: Questionário de informações sociodemográficas; Questionário sobre o conhecimento de TA; Inventário de Habilidades Sociais; Questionário para levantamento de barreiras atitudinais para acessibilidade; Roteiro de observação; Index para inclusão; Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão (ELASI); Instrumento para avaliação da aprendizagem de estudantes. A coleta ocorrerá de modo online por meio da disponibilização no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Unesp em dois momentos, previamente ao início da formação e a após seu término. Para o desenvolvimento das diferentes etapas deste projeto, a proponente acompanhará e orientará equipe de trabalho formada por graduandos e pós-graduandos - bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado - que desenvolverá seus estudos conforme objetivos aqui propostos. Espera-se: disponibilizar instrumentos pedagógicos acessíveis que favoreçam o processo ensino e aprendizagem de diferentes públicos; habilitar educadores para a utilização da TA para o processo ensino e aprendizagem de estudantes com TEA e outras condições; contribuir para a mitigação de barreiras atitudinais de profissionais da educação; contribuir para o desenvolvimento de culturas e práticas inclusivas e, portanto, para a inclusão e equidade social; favorecer o desenvolvimento de habilidades de pesquisa a graduandos e pós-graduandos; contribuir para o desenvolvimento científico, especialmente para a área da educação especial na perspectiva inclusiva; divulgar resultados na academia por meio da publicação de artigos e sobretudo nas comunidades escolares para favorecer o uso da TA como ferramenta para o ensino e aprendizagem de estudantes elegíveis à educação especial.

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