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Elementos da complexidade que caracterizam o ensinar e o educar nas ciências.

Processo: 25/02212-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Giselle Watanabe
Beneficiário:Anna Cecília de Alencar Reis
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/03921-4 - A perspectiva da complexidade para abordar questões socioambientais e riscos, AP.R
Assunto(s):Complexidade   Educação ambiental   Ensino de ciências   Riscos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Complexidade | Educação Ambiental | ensino de ciencias | risco | Ciências Humanas; educação

Resumo

As incertezas em situações de risco e de ameaças ambientais vêm ganhando espaço nas últimasdécadas. Elas se fundamentam na imprevisibilidade advinda do papel estrutural da ciência e dastecnologias no desenvolvimento social e da complexificação das relações entre sociedade,tecnologia, ambiente e seres vivos. As interações cotidianas vem refletindo este estágio decomplexidade de nossas realidades, no entanto, pouco sabemos sobre a maneira mais adequadade tratá-las. Uma abordagem necessária para tratar tais questões requer reestruturar as formas delidar com o mundo, implicando rever a percepção pública sobre a natureza da ciência, que paranós é a da complexidade. Diante disso, esse projeto propõe investigar os aspectos teóricosenvolvidos na complexidade que potencializam uma formação crítica, validando-os por meio deproposições e ações educativas tanto no ensino básico quanto superior. As estratégias da pesquisaperpassam por aprofundamentos teóricos acerca da criação de riscos manufaturados, aspectos daeducação ambiental e da complexidade que permite revelá-los e por estudos de implementaçãoem escolas visando produzir material empírico. A equipe de pesquisa será composta por quatrogrupos envolvidos de forma distintas com o tema. A partir dessas aproximações pretende-seidentificar os potenciais situações de riscos e os elementos da complexidade capazes de contribuirpara uma formação mais crítica. Para análise dos dados considerar-se-á a Análise TextualDiscursiva, tomando como parâmetro as linhas de pesquisa e de ação de cada grupo, com foco nacomplexidade; além das estratégias usuais em pesquisas de natureza teórica-empírica. Dentre osresultados esperados estão a identificação de elementos da complexidade para lidar com o risco eas incertezas; além de intervenções educativas visando validar os aspectos teóricos encontradosna pesquisa.

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