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Prevalência de neuromitos relacionados a transtornos do neurodesenvolvimento entre professores da educação básica no Brasil

Processo: 24/23730-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Fernando Eduardo Padovan Neto
Beneficiário:Guilherme Raul Aires de Mello
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neurociências   Transtornos do neurodesenvolvimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Neurociências | Neuromitos | Professores da educação básica | transtornos do neurodesenvolvimento | Neurociências

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento deprofessores da rede básica de ensino no Brasil acerca dos mitos sobre os transtornos doneurodesenvolvimento, visando: (1) investigar se os participantes conseguem discriminarinformações verdadeiras e falsas sobre os transtornos do neurodesenvolvimento, (2) por meiode análises de regressão, explorar até que ponto a formação profissional dos professores -incluindo seu conhecimento prévio em neurociências e seu contato prévio com os transtornosdo neurodesenvolvimento - é capaz de predizer o endosso aos mitos e (3) gerar ummecanismo de feedback para que estes professores tenham acesso às respostas corretas e aexplicações acerca de sua veracidade ou falsidade. Os participantes serão recrutados de formanão probabilística e todos responderão aos questionários - Questionário Sociodemográfico eNeuroSENse Questionnaire (Adaptado) - on-line, por meio da plataforma Google Forms,após aceitarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O presente estudomostra-se relevante, pois, ao investigar a prevalência dos mitos do neurodesenvolvimentoentre os professores da rede básica de ensino, busca contribuir para o fortalecimento dacapacitação docente e o aprimoramento da prática pedagógica fundamentada em informaçõescientíficas. Além disso, também instiga futuros estudos sobre a temática, visando a elaboraçãode intervenções que diminuam a difusão dos mitos do neurodesenvolvimento.

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