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Conhecimento de professores escolares sobre primeiros socorros em trauma dentário na dentição permanente antes e depois de receber informações sobre o tema

Processo: 25/01297-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Ticiane Cestari Fagundes
Beneficiário:Marcela do Amaral Alcantara
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Escolas   Trauma   Dentística restauradora
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atendimento de emergência | crianças | escolas | professores de ensino fundamental | trauma | Dentística restauradora

Resumo

O traumatismo dentário é um problema de saúde oral que pode prejudicar a função e a estética. De acordo com a OMS, 16% a 40% das crianças com idades entre 6 e 12 anos sofrem traumas dentários. O sucesso do tratamento depende do cuidado na emergência imediata e manejo profissional precoce após o trauma. Os educadores podem desempenhar um papel importante na melhoria do prognóstico de dentes permanentes traumatizados em escolas após serem informados sobre as medidas imediatas e adequadas de primeiros socorros odontológicos a serem tomadas no momento do acidente. Sendo assim, os objetivos deste projeto de extensão serão: (i) avaliar o nível de conhecimento das medidas de emergência para trauma dentário na dentição permanente em professores do ensino fundamental e (ii) fornecer orientações práticas para professores, sobre como identificar, prevenir e manejar traumas dentais em crianças e adolescentes no ambiente escolar. Neste projeto, serão incluídos professores de escolas da região de Araçatuba, que lecionam para crianças de 6 a 14 anos, cujos coordenadores aderirem ao projeto, por intermédio da secretaria de educação de tais municípios. Inicialmente, os professores responderão um questionário sobre conhecimento de primeiros socorros em trauma dentário. Em seguida, será realizada uma breve palestra sobre trauma dentário, abordando uma revisão detalhada dos tipos mais comuns de traumas, suas causas e os primeiros socorros necessários para minimizar danos e garantir um tratamento adequado. Após a palestra, o nível de conhecimento dos professores será reavaliado usando o mesmo método. Ao final, esperasse que os professores estejam melhor preparados para proteger a saúde dental dos seus alunos, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro e saudável. Os dados demográficos serão apresentados de forma descritiva e testes estatísticos adequados serão empregados para avaliar o grau de conhecimento adquirido pelos professores.

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