Busca avançada
Ano de início
Entree

Remineralização dentinária com o uso de um compósito contendo partículas de ortofosfato de cálcio associado a um precursor mineral em fase líquida (Polymer-Induced Liquid-Precursor, PILP): desenvolvimento de material, estudos in vitro e clínico aleatorizado

Resumo

Este projeto tem como objetivo desenvolver um compósito resinoso contendo partículas de DCPD (fosfato dicálcico dihidratado, CaHPO4.2H2O) para uso em restaurações minimamente invasivas e avaliar in vitro e in vivo sua eficácia na remineralização funcional (biomimética) da dentina humana, associado ou não ao processo PILP. Partículas de DCPD serão sintetizadas por co-precipitação, caracterizadas e utilizadas na formulação de compósitos resinosos associando partículas de DCPD e de vidro de bário em diferentes proporções. Os compósitos serão avaliados quanto ao grau de conversão, tenacidade à fratura e liberação de íons ao longo de 14 dias. O material que apresentar a relação mais favorável entre KIc e liberação de íons será utilizado nos estudos de remineralização. Para a fase in vitro, blocos de dentina (previamente imersos por 66 horas em tampão acetato com pH 5,0) receberão uma camada de compósito associado ou não ao pré-tratamento da superfície com uma solução contendo precursores minerais em fase líquida (solução PILP). Após 14 dias de imersão em fluido corpóreo simulado, a remineralização dentinária junto à interface com o material restaurador será avaliada através de espectroscopia no infravermelho médio por reflectância total atenuada (ATR-FTIR). A recuperação das propriedades mecânicas (módulo de elasticidade e dureza) ao longo da espessura da camada de dentina será avaliada através de nanoindentação. Adicionalmente, a secção transversal da dentina submetida aos diferentes tratamentos será observada em microscopia eletrônica de transmissão. Para o estudo clínico aleatorizado, serão selecionadas crianças em fase de dentição mista com indicação de tratamento restaurador nos molares decíduos devido à presença de lesões de cárie na superfície oclusal (ICDAS 5 ou 6). Após a remoção seletiva do tecido cariado, as cavidades serão restauradas de acordo com um dos quatro tratamentos descritos na fase in vitro e será aguardada a esfoliação do elemento dentário. Os dentes serão então analisados segundo as mesmas metodologias descritas para a fase in vitro. O tratamento estatístico dos dados será definido a partir de análises preliminares de normalidade e homocedasticidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VILELA, HANDIALLY SANTOS; RODRIGUES, MARCELA CHARANTOLA; FRONZA, BRUNA MARIN; TRINCA, RAFAEL BERGAMO; VICHI, FLAVIO MARON; BRAGA, ROBERTO RUGGIERO. Effect of Temperature and pH on Calcium Phosphate Precipitation. Crystal Research and Technology, v. 56, n. 12 OCT 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.