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Habilidades comportamentais e o uso de tecnologias auditivas: treinamento parental e adesão ao uso

Processo: 24/10070-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Regina Tangerino de Souza Jacob
Beneficiário:Aline Daniela Gomes da Silva Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência auditiva   Dispositivos   Treinamento de pais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:deficiência auditiva | dispositivos | operantes verbais | treinamento de pais | Programação de condições de ensino

Resumo

Crianças com deficiência auditiva (DA) apresentam déficits no desenvolvimento e aquisição de habilidades orais e auditivas. A utilização de dispositivos eletrônicos aplicados à surdez é uma opção para o desenvolvimento da fala e, embora necessária, não é suficiente para garantir a aquisição das habilidades de ouvir e de falar. Em acréscimo à detecção e/ou amplificação sonora proporcionada pelos dispositivos auxiliares é necessário prover a criança de experiências comunicativas que podem ser naturalísticas e incidentais ou estruturadas e sistematizadas. As experiências incidentais podem ser obtidas na interação com pais e cuidadores e serão mais efetivas se estes apresentarem as habilidades comportamentais relevantes enquanto um ambiente social favorecedor do desenvolvimento da linguagem. Este projeto propõe realizar dois estudos visando o desenvolvimento de habilidades verbais em crianças com DA sob a perspectiva da parentalidade enquanto parte do ambiente social da criança. O Estudo 1 verificará o efeito de ensinar habilidades comportamentais para pais de crianças com DA sobre o aumento da frequência e tempo de uso do dispositivo dos seus filhos. Participarão três crianças e seus pais. As habilidades comportamentais dos pais (i.e., fornecer instruções e modelos, permitir e observar ensaios e fornecer feedback), e a frequência e o tempo de uso do dispositivo pelas crianças serão avaliadas antes e depois de seis encontros. Os participantes serão organizados em díades e receberão o ensino de acordo com um delineamento de linha de base múltipla entre participantes. O ambiente de treino poderá ser por teleconsulta ou presencial. O Estudo 2 verificará o efeito do ensino de habilidades comportamentais em pais para proporcionar situações lúdicas com seus filhos e verificar seus efeitos sobre ampliação e desenvolvimento de habilidades verbais. Os participantes poderão ser remanescentes do Estudo 1. Habilidades comportamentais dos pais e verbais das crianças serão avaliadas antes e depois da intervenção. A organização dos participantes, procedimentos de intervenção e delineamento serão semelhantes ao estudo anterior. Os resultados poderão subsidiar a confecção de protocolos de orientação de pais na reabilitação auditiva de crianças com DA.

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