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Efeitos da Manipulação Paramétrica da Razão Fixa e do Modo de Distribuição de Reforços sobre o Comportamento Coordenado de Crianças

Processo: 24/20376-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Marília Pacheco de Almeida
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cooperação   Crianças   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento coordenado | Cooperação | crianças | Razão fixa | reforçamento mútuo | Análise do Comportamento

Resumo

Estudo prévio (Almeida, 2023), utilizando uma simulação informatizada de jogo de xadrez, investigou o efeito do tamanho razão fixa (FR; 1 a 4) e de modos de distribuição de reforçadores (simultâneo ou compartilhado) sobre a taxa de episódios coordenados de adultos realizando a tarefa experimental em duplas. O tabuleiro tinha 64 quadrantes. Uma resposta individual de clicar sobre um quadrante colocava ali a peça do jogador; a coordenação consistia em posicionar as peças de ambos os jogadores em quadrantes adjacentes dentro de área delimitada no centro da matriz (4 x 4 quadrantes). A taxa de respostas aumentou com aumentos no tamanho da FR para três das seis duplas. O reforço compartilhado para os episódios coordenados resultou em taxas de respostas maiores e discriminação mais rápida das contingências do que o reforço simultâneo. O presente projeto estenderá a investigação com a tarefa simulada de jogo informatizado de xadrez com crianças. O objetivo é investigar o efeito da distribuição de reforço (simultâneo- S, compartilhado - C, e alternado - A) sobre o responder coordenado (Experimento 1) e verificar também o efeito paramétrico do tamanho da razão (FR 1 a 30) sobre os episódios coordenados (Experimento 2). O tamanho da razão será manipulado em ordem ascendente, com a repetição de um valor intermediário ao final, para verificar a replicabilidade. Os participantes serão crianças de 8 a 9 anos com autorização dos pais ou responsáveis. As crianças realizarão a tarefa em duplas, em uma sala reservada, na escola em que estudam (com as devidas autorizações das autoridades acadêmicas).

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