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Vulnerabilidade emocional associada à dependência química e comportamental entre universitários: um estudo exploratório a partir de Análise de Classe Latente

Processo: 24/13954-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:André Luiz Monezi Andrade
Beneficiário:Fernando Ferreira Semolini
Instituição Sede: Escola de Ciências da Vida (ECV). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos relacionados ao uso de substâncias   Psicologia do desenvolvimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de Classe Latente | Dependência Comportamental | dependência química | Vulnerabilidade emocional | Psicologia do desenvolvimento

Resumo

INTRODUÇÃO: Diversos estudos indicam que desregulação emocional, impulsividade e problemas emocionais estão associados tanto a comportamentos relacionados à dependência química quanto à dependência comportamental. Desta forma, tais comportamentos compartilham similaridades em sua etiologia, envolvendo mecanismos neuroquímicos e socioemocionais, principalmente devido aos transtornos do impulso. No entanto, poucos autores exploraram de forma integrada essas características emocionais junto aos problemas de dependências. Nesse contexto, a vulnerabilidade emocional (VE) se pode ser vista como um conceito integrador, pois está envolvida com respostas emocionais negativas intensas e prolongadas em situações desfavoráveis, sendo influenciada por fatores como desregulação emocional, impulsividade, ansiedade, estresse e depressão. Além disso, analisar estes fatores a partir de um construto mais amplo como a VE pode ser interessante ao se permitir analisar de forma mais abrangente as interações entre essas dimensões, preenchendo uma lacuna nos estudos sobre dependências ao conectar aspectos emocionais e comportamentais de um modo mais integrado e holístico. OBJETIVOS: Este estudo tem como objetivo identificar perfis de VE por meio de Análise de Classe Latente (LCA) e avaliar se as diferentes classes de VE detectadas se associam a comportamentos relacionados ao consumo de álcool e cigarro (dependência química) e ao uso de smartphones e binge eating (dependência comportamental). MÉTODO: Trata-se de um estudo exploratório multicêntrico, com análise de um banco de dados de 1.496 universitários (1.190 brasileiros e 305 canadenses) que responderam a questionários online. Os instrumentos utilizados incluem um questionário sociodemográfico, a Escala de Dificuldades na Regulação Emocional (DERS-18), a Escala de Comportamento Impulsivo (UPPS-P), a Depression Anxiety Stress Scale (DASS-21), o Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT), o Timeline Followback Drinking (TLFB), um questionário sobre uso de cigarro e cigarro eletrônico, a Smartphone Addiction Scale - Short Version (SAS-SV) e a Addiction-like Eating Behavior Scale (AEBS). As variáveis serão padronizadas (z-score) para a identificação de outliers, e a LCA será conduzida para identificar subgrupos de vulnerabilidade emocional com base em 15 variáveis dos instrumentos DERS-18, UPPS-P e DASS-21. A qualidade dos modelos será avaliada por meio dos critérios AIC, BIC e entropia. Serão conduzidos testes paramétricos ou não paramétricos considerando os critérios de normalidade e homogeidade dos dados, além de correlações entre escalas emocionais e comportamentos de dependência. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que a LCA identifique perfis distintos de VE, sendo que os indivíduos com maior vulnerabilidade apresentem maior intensidade de sintomas de dependência química (álcool e cigarro) e comportamental (uso de smartphones e binge eating). Além disso, espera-se que altos níveis de impulsividade, desregulação emocional, ansiedade, estresse e depressão estejam positivamente correlacionados com maior consumo de álcool, cigarro, dependência de smartphones e binge eating.

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