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Desenvolvimento de Material Pedagógico Digital para o Ensino e Inclusão de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista

Processo: 25/01283-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Aline Carolina Bassoli Barbosa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/01132-2 - Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (CMDTA), AP.CCD
Assunto(s):Aprendizagem   Deficiências   Tecnologia assistiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | deficiência | neurodiversidade | Tecnologias assistivas | Psicologia

Resumo

O Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas (CMDTA) é uma iniciativa da UNESP, voltada para o desenvolvimento de tecnologias assistivas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. No estado de São Paulo, existem aproximadamente 3.350.000 pessoas com deficiência, das quais 420.000 estão em situação de vulnerabilidade social. Isso destaca a importância da criação de políticas públicas e de investimentos em tecnologias acessíveis.O CMDTA busca promover pesquisas e inovações tecnológicas e criar soluções adequadas à realidade brasileira. O campus de Bauru da UNESP será a sede administrativa do CMDTA, que reunirá diversos laboratórios e pesquisadores para desenvolver produtos, equipamentos, dispositivos, softwares e serviços que promovam a autonomia e inclusão de pessoas com deficiência.O centro também tem como objetivo capacitar recursos humanos para utilizar essas tecnologias e fomentar práticas inclusivas em ambientes educacionais e de lazer. O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente no que se refere à saúde, educação inclusiva, inovação e redução de desigualdades. A criação do CMDTA representa uma oportunidade para promover a cooperação entre universidades e órgãos públicos.

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