Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre a expressão plasmática de microRNA, ingestão de nutrientes e controle glicêmico e lipídico em indivíduos adultos e idosos de um estudo de base populacional (ISA-Capital 2015)

Processo: 24/07903-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2029
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Marcelo Macedo Rogero
Beneficiário:Natália Ellen Delmicon
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/05125-7 - Estilo de vida, marcadores bioquímicos e genéticos como fatores de risco cardiometabólico: inquérito de saúde na cidade de São Paulo, AP.TEM
Assunto(s):Epigenômica   MicroRNAs   Nutrientes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epigenômica | microRNA | Nutrientes | Epigenômica nutricional

Resumo

A dieta ocidentalizada promove aumento do risco cardiometabólico por meio de alterações nos biomarcadores glicêmicos e lipídicos. Este fato está associado à desregulação de mecanismos epigenéticos, como as alterações na expressão de microRNAs (miRNAs), os quais são modulados por fatores dietéticos. Nesse contexto, o objetivo do projeto em tela é investigar a associação entre a ingestão de nutrientes presentes na alimentação e a expressão plasmática de miRNAs e suas relações com controle glicêmico e perfil lipídico em indivíduos participantes do estudo populacional ISA-Capital 2015. Para tanto, será realizado um estudo transversal, no qual será avaliada uma subamostra de 192 adultos e 193 idosos quanto aos aspectos socioeconômicos, demográficos, de estilo de vida e saúde; consumo alimentar; medidas antropométricas e de pressão arterial sistêmica, além de biomarcadores glicêmicos, lipídicos e a expressão plasmática de 21 miRNAs. As variáveis quantitativas e contínuas serão avaliadas por meio do teste de Shapiro-Wilk e por medidas de tendência central, bem como medidas de dispersão. Será realizado o cálculo de Pearson ou de Spearman de acordo com a normalidade dos dados e os testes subsequentes serão escolhidos em consonância. A correlação entre o perfil de expressão dos miRNAs plasmáticos e as demais variáveis consideradas no estudo será investigada por meio de modelos de regressão. As análises serão realizadas usando o software R (v 4.3.3), com nível de significância de 0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)