Busca avançada
Ano de início
Entree

Habilidades de decodificação ao final do Ensino Fundamental I de crianças alfabetizadas no período crítico da pandemia (2020-2021)

Processo: 25/03236-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Aparecido José Couto Soares
Beneficiário:Maria Eduarda Ferreira Santos
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Alfabetização   Aprendizagem   COVID-19   Leitura   Linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | aprendizagem | Covid-19 | Fonoaudiologia | Leitura | Linguagem

Resumo

Dados de órgãos oficiais mostram que cerca de 77% dos alunos do ensino fundamental das escolas da América Latina e do Caribe tiveram habilidades escolares afetadas em decorrência da pandemia de COVID-19. Apesar de haver documentos de órgãos oficiais indicando as perdas na aprendizagem, é necessário um estudo contínuo sobre o que foi perdido no período crítico e suas consequências na trajetória escolar. Assim, o objetivo deste estudo é caracterizar as habilidades de decodificação de palavras e não-palavras de escolares do 5° ano do ensino fundamental I que foram alfabetizados em 2020 - 2021. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Instituição. Foram participantes 80 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que iniciaram a escolarização no ano de 2020 em uma escola municipal. Foi utilizada a versão software do Protocolo de Acompanhamento do Desenvolvimento da Decodificação - PRADE. A avaliação foi realizada em sala silenciosa e cedida pela escola. A versão software do PRADE fornece relatórios individuais do desempenho de cada participante e traz informações precisas do tempo desprendido para decodificar cada estímulo, tanto palavras quanto não-palavras. A partir disso, é possível extrair e organizar os dados considerando as variáveis-alvo deste estudo, velocidade/ taxa de leitura, acurácia de leitura (palavras/ não-palavras corretas lidas por minuto) e porcentagem de acertos. Todas as variáveis serão analisadas considerando-se a extensão e o tipo do estímulo (de mono a polissílabos e palavra/ não-palavra). Sera¿o utilizados testes estatísticos especi¿ficos para a verificac¿a¿o do procedimento realizado, considerando-se as variáveis estudadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)