Busca avançada
Ano de início
Entree

Presença Indígena no Ensino Superior: Trajetórias de Estudantes Kalapalo na UFG e UNEMAT.

Processo: 25/04460-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:José Maurício Paiva Andion Arruti
Beneficiário:Daniel Januário da Silva
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/10271-3 - Indígenas e quilombolas no Ensino Superior: Análise das políticas de acesso e permanência das instituições públicas destinadas a estudantes indígenas e quilombolas, AP.PP
Assunto(s):Ação afirmativa   Ensino superior   Povos indígenas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ações afirmativas | Antropologia da Educação | Biografias coletivas | diálogo de saberes | Ensino Superior | Povos Indígenas | Populações tradicionais, políticas de reconhecimento e e processos educativos

Resumo

O presente projeto de pesquisa se propõe em realizar uma análise da trajetória de vida de estudantes Kalapalo que ingressaram na Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) e Universidade Federal de Goiás (UFG), buscando compreender como os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena (UFG e UNEMAT) e o curso de Bacharelado em Enfermagem Intercultural ( UNEMAT) dialogam com os saberes, modos de vida, trajetória educacionais e demandas das populações indígenas. A fim de qualificar os resultados das ações afirmativas para povos indígenas no Ensino Superior, esta pesquisa busca compreender quanto e como as políticas de ingresso, permanência e curriculares promovem transformações tanto nos povos indígenas quanto nas universidades. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)