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Práticas pedagógicas inclusivas no Ensino Médio na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem

Processo: 25/05837-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Tacielle Costa Domingues
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/01132-2 - Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (CMDTA), AP.CCD
Assunto(s):Educação inclusiva   Ensino médio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenho Universal da Aprendizagem | educação inclusiva | Ensino Médio | educação inclusiva

Resumo

A inclusão escolar requer transformações nos sistemas de ensino que incluam, dentre vários aspectos, formação de professores para proposição de práticas pedagógicas pensadas para o ensino e consequente sucesso da aprendizagem de todos os estudantes. Em geral, o ensino para estudantes com alguma condição de deficiência, inseridos no contexto da sala de aula regular, ainda é pensado, especificamente, por meio de acomodações, adaptações individualizadas do currículo e flexibilizações. O Desenho Universal para a Aprendizagem, por outro lado, aponta como criar meios para o desenvolvimento de estratégias para acessibilidade de todos os estudantes, tanto em termos físicos quanto em termos de serviços, recursos e soluções educacionais, para que possam aprender sem barreiras (CAST, 2003). Considerando a dificuldade que os professores têm em ensinar estudantes do público-alvo da Educação Especial em classes comuns, o objetivo do presente projeto de pesquisa prevê identificar, descrever e analisar, na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem, práticas universais inclusivas desenvolvidas por professores do ensino médio antes e depois da participação em um programa de formação continuada e de consultoria colaborativa referentes à equidade e inclusão. O foco do estudo será o Ensino Médio levando em conta dois aspectos: o número de pesquisas ainda muito pequeno sobre a temática desse estudo nessa etapa de escolarização, e o número de estudantes do público-alvo da Educação Especial que têm chegado a esse nível de ensino, entretanto, constata-se que a evasão muito alta por conta das barreiras encontradas para conclusão do Ensino Médio (ROSA, 2019). (AU)

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