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Conhecimento e Atitudes Sobre Concussões de Surdoatletas: Estudo Multicêntrico Internacional de Tradução, Adaptação e Validação do Questionário Rosenbaum Concussion Knowledge And Attitudes Survey (RoCKAS) para Português-BR, Libras e ASL

Processo: 25/00498-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2028
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Paula Regina Mendes da Silva Serrão
Beneficiário:Gustavo Viotto Gonçalves
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Esportes para pessoas com deficiência   Pessoas com deficiência auditiva   Concussão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atitudes e prática em saúde | Concussão | Conhecimentos | Esportes para Pessoas com Deficiência | Pessoas com Deficiência Auditiva | Fisioterapia Esportiva

Resumo

Introdução: O conhecimento e as atitudes sobre concussões são aspectos fundamentais para a segurança de atletas, especialmente no contexto do Desporto Surdo. No entanto, não existem instrumentos validados para avaliar esses fatores em diferentes línguas, como o Português Brasileiro, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Americana de Sinais (ASL), limitando a compreensão de como a condição auditiva pode influenciar o conhecimento sobre concussões. Objetivo: Este estudo multicêntrico internacional entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a The Ohio State University (OSU) tem como objetivo traduzir, adaptar e validar o Rosenbaum Concussion Knowledge and Attitudes Survey (RoCKAS) para o Português Brasileiro, Libras e ASL, além de investigar o efeito da condição auditiva no conhecimento e nas atitudes de atletas sobre concussões. Métodos: O projeto será conduzido em quatro estudos principais, seguindo as diretrizes da literatura específicas para cada um: 1) Tradução, adaptação e validação do RoCKAS do inglês para o português; 2) Tradução, adaptação e validação do RoCKAS do português para Libras; 3) Tradução, adaptação e validação do RoCKAS do inglês para ASL; e 4) Aplicação do RoCKAS em português brasileiro para atletas ouvintes brasileiros e em Libras para surdoatletas brasileiros, bem como em inglês e em ASL para atletas norte-americanos ouvintes e surdoatletas norte-americanos, respectivamente, com posterior análise comparativa. Os dados coletados permitirão compreender as diferenças no conhecimento e nas atitudes sobre concussões entre atletas ouvintes e surdoatletas, bem como entre diferentes contextos culturais e linguísticos. Este estudo contribuirá para o avanço da inclusão e segurança no Desporto Surdo, promovendo estratégias de educação e conscientização bilíngues e multiculturais. (AU)

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