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A produção de uma educação matemática que assume a composição de práticas matemáticas com as danças Broska e Kussunde, da Guiné-Bissau.

Processo: 24/18631-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Roger Miarka
Beneficiário:Isna Gabriel Sia
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Etnomatemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dança Brasa | Dança Broska | Dança Kussunde | educação matemática | Etnomatemática | Etnomatemática

Resumo

Este projeto alinha-se aos ODS "Educação de qualidade" e Redução das desigualdades sociais", da ONU, pretendendo analisar de que modos a educação matemática pode compreender as danças Broska e Kussunde, praticadas na Guiné-Bissau, e de que modos a prática das danças Broska e Kussunde pode colaborar com práticas da educação matemática. Esse trabalho justifica-se pela intenção de assumir práticas culturais locais em composição com a Educação Matemática. A pergunta norteadora desta pesquisa - como a educação matemática pode compreender as danças Broska e Kussunde e de que modos a prática das danças Broska e Kussunde pode colaborar com práticas da educação matemática? - abre-se em quatro objetivos específicos: (1) Apresentar o contexto histórico, social e cultural da Guiné-Bissau, como condição para o surgimento e manutenção das manifestações culturais dançantes, objeto da presente investigação; (2) Caracterizar os movimentos corporais necessários para a realização das danças Broska e Kussunde, olhando-os sob o viés da produção cultural; (3) Identificar as cosmopercepções dos praticantes das danças Broska e Kussunde quanto à descrição da Matemática no ritmo e na movimentação corporal; e (4) Ampliar o campo epistemológico da educação matemática ao assumi-la junto a elementos da estética corporal dos praticantes das danças Broska e Kussunde. Para isto, assume-se a Etnomatemática como operante teórico. Metodologicamente, assumir-se-á uma etnografia, em um trabalho de campo de seis meses com o uso de diário de campo e entrevistas. A análise se guiará por um método descritivo temático, operado à luz da Etnomatemática. Espera-se, com isso, produzir conhecimentos na composição de práticas culturais e práticas matemáticas, que valorizem os saberes locais.

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