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Educação do corpo na instrução pública de são paulo: organização e circulação de modelos pedagógicos (1890-1919)

Processo: 24/19245-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Edivaldo Góis Junior
Beneficiário:Pedro de Oliveira Milagres
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Formação de professores   História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação do Corpo | escola | formação de professores | Imprensa periódica educacional especializada | Modelos pedagogicos | História da Educação

Resumo

A Proclamação da República, no Brasil, foi seguida por investimentos do governo do Estado de São Paulo na reorganização da sua instrução pública. Para tal, foi instituída a Reforma de ensino de 1890, que consistiu na reorientação da formação do professorado paulista e na criação de uma instituição modelo, que atuariam como polo de difusão das novas formas do que e como se ensinar. Nessa nova organização do ensino, foram inseridas referências inéditas às práticas destinadas ao corpo nos processos educativos, em São Paulo. Nesse sentido, essa pesquisa terá como intuito compreender de que modo a educação do corpo foi concebida e orientada para a atuação de normalistas no Estado de São Paulo (1890-1919). Para isso, foi delineado uma investigação sobre a Escola "Caetano de Campos" - instituição modelo - e sobre a imprensa periódica educacional especializada. Metodologicamente, o trabalho se apoia nos pressupostos da História Cultural e nos gestos de redistribuição cultural, para constituição e análise das fontes. Serão investigados os documentos institucionais referentes à Escola e os periódicos A Eschola Publica e Revista de Ensino. Esses registros estão sob guarda do Arquivo Histórico da Escola Caetano de Campos e do Arquivo Público de São Paulo. Nesse escopo de registros, também serão incluídos textos referentes à Reforma de 1890, que foram publicados no jornal O Estado de S. Paulo. Tem-se como hipótese que as ferramentas destinadas à educação do corpo foram definidas a partir das apropriações e das experiências ocorridas na Escola "Caetano de Campos", sendo difundidas por meio de prescrições ao professorado pela imprensa periódica educacional especializada.

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