Busca avançada
Ano de início
Entree

Reconsiderando a Figurenlehre à luz dos tratados Musica Poetica (Joachim Burmeister, 1606) e Musices Poeticae (Johannes Nucius, 1613)

Processo: 25/07761-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2025
Data de Término da vigência: 29 de março de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Monica Isabel Lucas
Beneficiário:Pedro Seara Pastor
Supervisor: Bettina Varwig
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Cambridge, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:23/17857-3 - O conceito de figura retórico-musical nos tratados Musica Poetica (1606) de Joachim Burmeister e Musices poeticae, sive De compositione cantus praeceptiones (1613) de Johannes Nucius., BP.MS
Assunto(s):Musicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conceito de figura retórico-musical no séc | Joachim Burmeister | Johannes Nucius | Retórica musical do séc | Tratadística musical do séc | Xvii | Musicologia

Resumo

O estudo da musica poetica do século XVII está enraizado nos quadros teóricos da Figurenlehre, um conceito do início do século XX que classifica padrões melódicos, rítmicos e harmônicos como representações do significado textual. De acordo com esse escopo teórico, esses padrões são frequentemente vistos como portadores de um significado emocional independente, supostamente refletindo uma ênfase barroca na codificação dos afetos. Apesar de sua influência, a abordagem da Figurenlehre frequentemente opera de forma isolada, negligenciando possíveis interseções com estudos linguísticos sobre retórica e figuras de linguagem. Esta pesquisa busca interrogar e expandir os limites conceituais das figuras músico-retóricas, dialogando tanto com conceituações da teoria linguística clássica, quanto com abordagens modernas.A metodologia do estudo centra-se na análise dos dois primeiros tratados a apresentar figuras músico-retóricas: Musica Poetica (1606), de Joachim Burmeister, e Musices Poeticae (1613), de Johannes Nucius, com especial atenção às suas conceitualizações das figuras musicais de retórica e à sua relação com o conceito de "não-figura".Questões-chave incluem: Quais são as implicações das abordagens divergentes de Burmeister e Nucius? Em que medida essas definições foram informadas pela teoria retórica, em vez de representarem meras inovações terminológicas? O que essas distinções revelam sobre as bases teóricas da tradição da Figurenlehre?Ao abordar essas questões, este estudo busca explorar o alcance analítico da teoria musical do século XVII, ao mesmo tempo em que propõe uma reavaliação crítica da conservação dos entendimentos tradicionais da Figurenlehre no estudo das figuras de musicais de retórica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)