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Geografia da inovação: uma análise das startups do setor de turismo no brasil

Processo: 24/20050-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Maria Terezinha Serafim Gomes
Beneficiário:Naara Oliveira Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Brasil   Inovação   Geografia econômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Inovação | Setor de Turismo | Traveltechs | Geografia Econômica

Resumo

Nas últimas décadas, a inovação tem ocupado papel central em diversos setores deatividades econômicas, incluindo a indústria, o comércio e os serviços. Nesse contexto, a inovaçãono turismo se destaca, proporcionando aos viajantes acessar as informações em tempo real eplanejar suas viagens de maneira interativa, facilitando a conexão com destinos e prestadores deserviços de forma ágil. O mundo vem assistindo um crescimento de startups, especialmente astravel techs, como, por exemplo, o Airbnb, uma plataforma, que disponibiliza opções dehospedagens residenciais, permitindo que qualquer pessoa reserve acomodações a partir de quallugar que esteja; e a MaxMilhas, uma plataforma que permite compras de passagens aéreas ereservas de hotéis com preços variados. No Brasil, as travel techs emergem como protagonistasde inovação turística, principalmente em respostas às mudanças impostas pela pandemia globalda Covid-19, que foi um dos setores mais afetados, enfrentando uma queda drástica em viagense atividades presenciais. Essa situação obrigou as empresas a se inovar. Contudo, o período pós-pandêmico trouxe um crescimento significativo dessas startups, refletindo adaptação às novasexigências e tendências tecnológicas. Nesse cenário, surgiram, portanto, várias travel techsfocadas em inovações voltadas para a segurança sanitária, experiências de turismo virtual epersonalizadas, entre outros. Dessa maneira, o setor de turismo começou a investir nessasempresas, que oferecem um atendimento mais rápido e flexível aos consumidores, fomentando odesenvolvimento e a expansão de startups em várias regiões do Brasil, muitas vezes ligadas aoturismo regional. O objetivo desta pesquisa é analisar a distribuição das startups no setor deturismo no Brasil a partir da travel techs na década de 2000, principalmente durante e após apandemia da covid-19. (AU)

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