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Limites e possibilidades da pesquisa-ação no contexto da Reforma do Ensino Médio na rede estadual paulista.

Processo: 25/06201-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Márcia Aparecida Jacomini
Beneficiário:Beatriz Lourenço dos Santos
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11390-0 - Mudanças curriculares e melhoria do ensino público, AP.EP
Assunto(s):Pesquisa-ação   Práticas pedagógicas   Política educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Novo Ensino Médio | pesquisa-ação | Praticas pedagogicas | Política Educacional

Resumo

Em 2017 foi aprovada a reforma do ensino médio pela Lei nº 13.415 (Brasil, 2017). Em 2024, ela foi reformulada pela Lei nº 14.945/2024 (Brasil, 2024). A reforma do ensino médio ocasionou diversas mudanças nesta etapa da educação básica, entre elas a implementação dos Itinerários Formativos substituindo disciplinas e conteúdo da Formação Geral Básica. Nesse contexto, surgiu o Projeto de Pesquisa-ação "Mudanças Curriculares e Melhoria do Ensino Público" financiado pela Fapesp (processo 2021/11390-0). A referida pesquisa, realizada com/em sete escolas da rede estadual paulista, busca construir com as comunidades escolares propostas alternativas de implementação da reforma para mitigar problemas que ela vem ocasionando à formação dos estudantes e à organização do trabalho pedagógico. Participei ativamente desse projeto por dois anos, como bolsista Fapesp de Treinamento Técnico Nível 1. Contribui, entre outras atividades, com o levantamento sobre como as propostas da pesquisa ação para os itinerários formativos foram utilizadas pelos professores no ano de 2023. Nesse sentido, fiz uma Iniciação Científica acerca da repercussão das propostas de ação da pesquisa nas práticas docentes, especialmente no que se refere à realização dos componentes curriculares dos itinerários formativos naquele ano. Entretanto, em 2024 houve mudança na matriz curricular pelas resoluções nº 52/2023 (São Paulo, 2023) e nº 53/2024 (São Paulo, 2024), trazendo novos arranjos ao "Novo-Novo Ensino Médio". Diante disso, o presente projeto de Iniciação Científica tem como objetivo analisar e compreender como os professores das escolas participantes da pesquisa ação receberam e utilizaram o material de análise crítica e proposição para os componentes curriculares dos itinerários formativos no ano de 2025. Para tal, como parte da pesquisa-ação, será realizado levantamento de informações por meio de questionário aos docentes e entrevistas com os gestores das escolas sobre o uso do material da pesquisa. Os dados serão organizados em categorias construídas com base no objetivo da pesquisa e no conteúdo do material coletado com a finalidade de elaborar uma compreensão sobre como uma pesquisa-ação pode contribuir para as práticas pedagógicas da escola, com vista à melhoria do ensino público. (AU)

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