A atenuação do poder do pater familias a partir das personagens femininas no teatr...
O Mercador de Plauto e a crítica à base político-social romana através das persona...
De linguado a lingua(ru)da: gênero e discurso das mulieres plautinae
Processo: | 25/07733-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 2025 |
Data de Término da vigência: | 31 de agosto de 2025 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval |
Pesquisador responsável: | Margarida Maria de Carvalho |
Beneficiário: | Lais Felippe Lucon |
Supervisor: | Erica Bexley |
Instituição Sede: | Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil |
Instituição Anfitriã: | Durham University (DU), Inglaterra |
Vinculado à bolsa: | 23/17770-5 - A atenuação do poder do pater familias a partir das personagens femininas no teatro de Plauto (séculos III e II A.E.C.), BP.MS |
Assunto(s): | República Romana História antiga |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Atuação Feminina | Comédia Plautina | Pater familias | Relações político-familiares | República Romana | História Antiga |
Resumo Contornado pelo contexto histórico dos séculos III e II A.E.C., o teatro de Plauto (c. 255/250 - 184 AEC) nasceu na cena de uma vasta mescla cultural resultante das constantes expansões romanas. O arco temporal do comediógrafo, situado no período comumente denominado Média República, foi marcado por amplas mudanças nas instituições que compunham e administravam o sistema republicano. Destacadamente, as Guerras Púnicas contra Cartago assinalaram a projeção de Roma no Mediterrâneo, bem como um maior contato com a cultura grega. Enquanto eco da sociedade de seu tempo, o corpus plautino realçou plurais representações do feminino e do masculino no agregado familiar. Ao nos debruçarmos sobre a leitura das peças Asinaria (Asinária ou A Comédia dos Burros), Casina (Cásina), Menaechmi (Os Menecmos) e Mercator (O Mercador), apreendemos uma construção que controverte a figura do pater familias (pai de família), evidenciada nos comportamentos exibidos em face a personagens femininas. Assim, temos por hipótese que a comédia de Plauto, utilizando-se do feminino como veículo que incita - e realiza - falas críticas, apresenta indícios do enfraquecimento do poder do componente mais proeminente do lar: o pater. Ademais, assimilando a família romana como organização social de forte atuação política, percebemos as críticas plautinas reverberando no meio político romano. | |
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