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Efeitos de press releases acadêmicos em indicadores de impacto científico e na atuação de pesquisadores brasileiros

Processo: 24/18655-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2028
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Sergio Luiz Monteiro Salles Filho
Beneficiário:Mariana Bochichi Hafiz
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Conhecimento científico   Política científica e tecnológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação Pública de Ciência | conhecimento cientifico | Indicadores de Impacto | midialização da ciência | press releases | Política Científica e Tecnológica

Resumo

Veículos de imprensa de massa são instrumentos tradicionalmente usados para comunicar pesquisa científica e preservar a legitimidade social da ciência. Estudos sobre a aproximação entre ciência e imprensa enfatizam como a ciência se adapta aos parâmetros da imprensa e que efeitos isso provoca na produção de conhecimento científico. Menos destaque é dado para os intermediadores da cobertura noticiosa de ciência, as agências de notícias e o conteúdo que produzem - press releases sobre produção acadêmica. Perante a precarização das redações e baixo contingente de jornalistas especializados em ciência, as agências viabilizam a cobertura jornalística sobre o assunto. Contudo, seus efeitos para a ciência que ajudam a divulgar ainda precisam ser demonstrados, sobretudo no Brasil. Buscando solucionar esta lacuna, esse estudo propõe analisar os efeitos da divulgação de produção acadêmica brasileira para a imprensa nos indicadores de impacto das publicações noticiadas e na atividade de pesquisa dos autores. Realizaremos uma revisão de escopo sobre o tema, que será utilizada para guiar um estudo de caso com press releases publicados pela Agência Bori a partir de 2020. Executarmos um quase-experimento tendo como grupo de tratamento artigos científicos indexados com DOI mencionado nos releases e que foram produzidos por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Fundação Getúlio Vargas (FGV). O grupo de controle será formado por artigos científicos suficientemente semelhantes, que não foram divulgados em press releases. Serão realizadas entrevistas com autores que tiveram os estudos divulgados e com jornalistas da Agência Bori. Os padrões encontrados no caso brasileiro serão utilizados para propor políticas de comunicação pública de ciência brasileira voltadas para a aproximação exitosa entre ciência e imprensa. (AU)

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