Busca avançada
Ano de início
Entree

Economia Política da Educação Pós-Secundária no Brasil:Uma Abordagem Comparativa dos Regimes de Habilidades

Processo: 25/07624-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 30 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 29 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Pesquisador responsável:Marta Teresa da Silva Arretche
Beneficiário:Tales Almeida Mançano Fernandes
Supervisor: Marius R Busemeyer
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universität Konstanz, Alemanha  
Vinculado à bolsa:24/01888-0 - Economia Política da Educação Superior no Brasil - Ação Afirmativa, Expansão e transformações nas desigualdades, BP.MS
Assunto(s):Desigualdade educacional   Ensino superior   Política educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desigualdades Educacionais | Economia política da educação | Ensino Superior | Políticas Educacionais | Politicas Públicas | Regimes de Educação | Políticas Públicas Educacionais

Resumo

A pesquisa examina a economia política das políticas de educação pós-secundária no Brasil, inserida na pesquisa comparativa sobre o estado de bem-estar social e no institucionalismo histórico. O estudo busca explicar as reformas recentes no sistema educacional brasileiro e teorizar o caso brasileiro dentro do framework de regimes de habilidades, em comparação com os países da OCDE. As políticas de educação pós-secundária são entendidas como profundamente enraizadas nas dinâmicas político-econômicas mais amplas do Brasil. Ao abordar teorias que explicam a variação transnacional na desigualdade educacional - particularmente a literatura sobre regimes de formação de habilidades desenvolvida por Busemeyer (2014) -, este estudo foca na comparação entre o Brasil e os países da OCDE, utilizando dados transnacionais sobre desigualdades educacionais. A análise se concentra em índices de estratificação e mercantilização, bem como nas disparidades no acesso e na conclusão da educação pós-secundária. O estudo se baseia em dados da OCDE e em conjuntos de dados do INEP sobre a educação brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)