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Influenciadores Virtuais e Influenciadores Humanos: Percepções de Jovens Universitários sobre a Voz e Comunicação

Processo: 25/08735-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Nair Katia Nemr
Beneficiário:Gabrielle Lemos da Costa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação   Inteligência artificial   Voz
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | Influenciadores Virtuais | Inteligência Artificial | voz | Voz

Resumo

Um influenciador de mídia social é conceituado como um indivíduo que nas mídias sociais auxilia consumidores em potencial em suas decisões de compra influenciando suas opiniões por meio das mídias sociais. Um exemplo disso são os influenciadores virtuais, que são personas geradas por computador, projetadas para interagir com o público em plataformas de mídia social, simulando características humanas por meio de gráficos avançados e inteligência artificial. Atualmente, os influenciadores virtuais foram ativamente introduzidos como endossantes de marcas de diversos setores, incluindo alimentos, moda, beleza, estilo de vida, dispositivos móveis, automóveis, bancos e compras para casa.À vista disso, trata-se de uma pesquisa transversal exploratória que busca compreender os aspectos da comunicação e da voz dos influenciadores virtuais e o quanto se aproximam da comunicação de humanos, através da percepção de jovens universitários, especialmente em contextos de publicidade de produtos e a criação de conteúdo nas mídias sociais. Desta maneira, foram selecionados áudios publicitários de produtos similares e áudios de criação de conteúdo sobre jogos eletrônicos que estivessem disponíveis ao público em geral em plataformas de mídia social amplamente acessíveis, como YouTube, TikTok e Instagram. No presente estudo, os áudios serão apresentados para até 100 jovens universitários, com faixa etária entre 18 a 40 anos, independente do sexo e gênero ao qual se identificam, e independente do curso de graduação, exceto alunos do curso de Fonoaudiologia de todos os períodos. Depois de cada áudio, os participantes deverão responder um questionário adaptado do protocolo de expressividade via Google Forms. (AU)

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