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Ritmo e Musicalidade dos Pés à Cabeça: por uma Cartografia de Tradições em Movimento

Processo: 24/13457-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2028
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Sayonara Sousa Pereira
Beneficiário:Isis Arrais Padilha
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/15032-4 - Arquivos sonoros de teatro: implementação de uma base para a pesquisa da dimensão sonora em artes cênicas, AP.JP
Assunto(s):Decolonialidade   Ritmo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura de Tradição Popular | Decolonialidade | Documentos Teatrais | Formação do Ator | Musicalidade | ritmo | Arquivos para a formação do ator

Resumo

Este projeto visa refletir sobre o papel do ritmo e da musicalidade na preparação do ator à luz das culturas de tradição brasileira, após constatar, em meu mestrado relacionado ao tema, que o referencial teórico deste campo privilegia cânones ocidentais. O estudo proposto neste doutorado parte da hipótese de que a formação do ator no Brasil deveria promover a aproximação com culturas de tradição, referenciais excelentes para o desenvolvimento transdisciplinar entre dança, poesia, música, canto e narrativa. A metodologia adotada parte da análise de acervos já constituídos e confronta-os à vivência em campo, a fim de compreender o que escapa aos registros, pela essência prática do ensino em artes cênicas. Com base do estudo dos registros disponíveis no Acervo Maracá, que resultam de mais de 20 anos de experiência em campo da Prof.ª Dr.ª Renata Amaral, refletiremos sobre as contribuições dessas mídias para o aprendizado rítmico e musical do ator e partiremos para um levantamento mais amplo de registros multimídia de culturas de tradição, a fim de constituir uma cartografia online e gratuita de referência para processos criativos e pedagógicos das artes da cena. Elegemos duas tradições em que o canto e a percussão dos pés são estruturantes para a performance cênica: o Coco de Tebei, praticado em Tacaratu (PE) e as cafurnas do povo Fulni-ô, originais de Águas Belas (PE). Entrevistas, vivências e registros produzidos em campo serão sistematizados para a elaboração acerca de suas contribuições. Por fim, discutiremos sobre como nutrir o teatro desses saberes sem trair suas dimensões éticas, estéticas e políticas. Para aprofundar tal reflexão, propomos um estágio de pesquisa no Musée du quai Branly, em Paris, especializado em acervos de culturas de tradição, e cujo papel no novo contexto global envolve pautas como dominação e apropriação cultural. (AU)

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