Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto de arquitetura de equipamentos públicos: rede de praças de equipamentos sociais e subdistritos hidrográficos intersetoriais e participativos - Educação Integral e Bacia Educadora.

Processo: 25/06861-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Alexandre Carlos Penha Delijaicov
Beneficiário:Fernanda Salles de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Projeto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquitetura pública | Equipamentos Públicos | Projeto | Subdistrito Hidrográfico | Projeto de equipamentos públicos

Resumo

O problema central a ser enfrentado nesta pesquisa é a falta de cultura do projeto de obras públicas. O tema da pesquisa está inserido no universo temático da definição de arquitetura pública, abrangendo o projeto desenvolvido nos departamentos municipais, estaduais e federais dos projetos de obras públicas. A temática da arquitetura pública desdobra-se em três eixos principais: o projeto de arquitetura de infraestrutura urbana, o projeto de arquitetura de equipamentos públicos e o projeto de arquitetura de habitação social. Esta pesquisa ancora-se no tema de projeto de equipamentos públicos, que por definição são serviços públicos que acontecem dentro de um edifício público, seja municipal, estadual ou federal.O objetivo que norteia esta pesquisa de iniciação científica é estudar como seria possível capilarizar as Praças de Equipamentos sociais (PES) de forma sistemática e integrada em subdistritos hidrográficos (microbacias), de modo a atender, com a proporção adequada de distribuição de equipamentos públicos a cada 20.000 habitantes, a demanda da população considerando os números do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.A metodologia será composta por quatro etapas, compostas a partir da tríade conceitual lugar, programa e construção, e por uma etapa de síntese do que foi estudado. Como produto final almeja-se um manuscrito científico e um metaprojeto de arquitetura e urbanismo de uma Praça de Equipamentos Sociais intersecretarial com foco nos serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)