Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de Linhagens Mutantes de Salmonella enterica Typhimurium para proteínas Associados à Macrodomínios do Cromossomo Bacteriano.

Processo: 25/03800-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Marcelo Brocchi
Beneficiário:Luiza Zanini Caram Sfair
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/10577-0 - Centro de Pesquisa em Biologia de Bactérias e Bacteriófagos (CEPID B3), AP.CEPID
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:deleção gênica | MaoP | MatP | Organização cromossômica | Salmonella enterica Typhimurium | SlmA | Genética e Biologia Molecular

Resumo

Salmonella enterica Typhimurium é uma bactéria gram-negativa pertencente à família Enterobacteriaceae. É um problema de saúde pública a nível mundial, por sua alta incidência e gravidade, causando desde gastroenterites a infecções sistêmicas graves. O aparecimento de isolados multirresistentes (MDR) a drogas tem dificultado o tratamento das infecções; portanto, é necessário investigar mecanismos dessa bactéria como possíveis novos alvos para seu controle. Na maioria das bactérias, o cromossomo é circular, e em E. coli, assim como em S. enterica, é composto de seis regiões, quatro macrodomínios (OriC, Ter, Left e Right) e duas regiões não estruturadas. Uma das características de cada macrodomínio é interagir de forma específica com proteínas, como MaoP com OriC, MatP com Ter e SlmA com todos exceto Ter. Em E. coli, MaoP está envolvida na formação de biofilme e sua transcrição se mostra aumentada durante o crescimento e sob estresse; SlmA parece funcionar como ativador transcricional de quitobiose em Vibrio cholerae e MatP funciona como organizador dos processos de segregação cromossômica porém, estudos sobre a funcionalidade dessas proteínas em S. enterica são escassos. Portanto, o objetivo deste trabalho é caracterizar o fenótipo de mutantes de S. enterica Typhimurium para os genes que expressam as proteínas MaoP (yifE), MatP (ycbG) e SlmA (slmA). Para isso, mutantes serão construídos por deleção gênica e caracterizados em relação ao crescimento in vitro, motilidade e formação de biofilme, e também sob diversas condições de estresse. A atenuação da virulência dos mutantes será caracterizada no modelo de Galleria mellonella e a depender dos resultados, em camundongos. Como um passo adicional, análises de RNA-Seq serão utilizadas na caracterização da linhagem ¿yifE. Assim, através de estudos fenotípicos e moleculares, a função dessas proteínas em S. enterica será melhor caracterizada, validando-as como alvos para a busca de compostos inibitórios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)