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Vladímir s. solovióv e mikhail m. bakhtin: de um paralelo possível a uma fonte provável (com uma proposta de tradução de filosofia teórica, de solovióv)

Processo: 24/22311-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2029
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Filosofia da Linguagem
Pesquisador responsável:Sheila Vieira de Camargo Grillo
Beneficiário:Fábio Luiz de Castro Dias
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antropologia filosófica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bakhtin | Filosofia russa | Historiografia epistêmica de ideias | Investigação de fontes filosóficas | Mikhail M | Solovióv | Vladímir S | Antropologia Filosófica

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é analisar teoricamente como a filosofia de Vladímir S. Solovióv, em especial a que ele apresenta em Filosofia teórica (Solovióv, 1988g), pode ter-se tornado uma das fontes filosóficas, em primeiro lugar, da filosofia moral de Mikhail M. Bakhtin, com os problemas de epistemologia que ela necessariamente implica em sua tessitura sistemática, e, em segundo, da sua estética literária, ambas as frentes teóricas entendidas como dimensões constitutivas e corolários da sua antropologia filosófica. A partir da assunção da premissa que versa sobre a existência de indícios epistêmicos da filosofia de Solovióv em concepções desenvolvidas por Bakhtin, serão explorados e analisados um conjunto possível de paralelos e de interlocuções entre as obras do segundo, como Arte e responsabilidade (2003b), Por uma filosofia do ato (2003c), O autor e a personagem na atividade estética (2003b) e Problemas da obra de Dostoievski (2000), e o texto de Filosofia teórica (1988g) do primeiro, em cotejo também com as ideias desenvolvidas por Solovióv em A justificação do bem (1988d), em O significado do amor (1988f) e em dois dos seus ensaios sobre estética (Solovióv, 1988c; 1988e). Com tal proposta, espera-se alcançar uma maior clareza quanto à relação filosófica de Bakhtin com Solovióv, ainda pouco explorada no contexto da academia brasileira, tendo em vista que a compreensão dos fundamentos teóricos do pensamento de Bakhtin contribuirá essencialmente para os estudos bakhtinianos no Brasil ao tratar de uma das suas fontes filosóficas mais importantes, em especial por propor, ao mesmo tempo, uma tradução inédita para a língua portuguesa da obra Filosofia teórica, de Solovióv, possivelmente um dos mais centrais eixos originários de concepções menos esclarecidas de Bakhtin, como o conceito de verdade e a crítica ao psicologismo que ele desenvolve em Por uma filosofia do ato (Bakhtin, 2003c).

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